Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5091
Título: Desmineralização em Osso Trabecular e Osso Cortical de Cães Submetidos à Terapia Com Prednisona.
Autor(es): COSTA, L. A. V. S.
Orientador: COSTA, F. S.
Palavras-chave: densitometria óssea
tomografia computadorizada quantitativa
Data do documento: 23-Mar-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: COSTA, L. A. V. S., Desmineralização em Osso Trabecular e Osso Cortical de Cães Submetidos à Terapia Com Prednisona.
Resumo: Os glicocorticóides são farmacos amplamente utilizados em medicina veterinária, seu emprego pode desencadear uma série de efeitos adversos. O ensaio clínico realizado teve como objetivo a avaliação das possíveis alterações na densidade mineral óssea após a terapia com prednisona, utilizando a tomografia computadorizada helicoidal. No estudo, foram utilizados oito cães hígidos sem raça definida, adulto-jovens, sendo 4 machos e 4 fêmeas. A prednisona foi administrada por via oral aos animais na dose diária de 2mg kg-1 de peso durante 30 dias. A densidade mineral óssea foi determinada a partir da obtenção de valores de radiodensidade da região de osso cortical e osso trabecular do corpo vertebral da segunda vértebra lombar, imediatamente após o período da administração do medicamento. O protocolo experimental permitiu a caracterização significativa (P<0,05) diminuição da radiodensidade do osso trabecular do corpo vertebral da segunda vértebra lombar, entretanto não se constatou desmineralização significativa na região cortical. Nenhum dos cães do grupo experimental apresentou fratura patológica ao término da administração do medicamento. Comprovou-se que as alterações no metabolismo ósseo de cães submetidos à terapia com prednisona na dose de 2mg kg-1 ocorrem precocemente apenas em osso trabecular, tornando-se recomendado monitoramento dos pacientes para prevenção de fraturas patológicas.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5091
Aparece nas coleções:PPGCV - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_4728_.pdf542.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.