Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5209
Título: Estudo da Influência de Fatores Ambientais nas Atividades Biológicas de Xylopia Sericea St. Hill
Autor(es): MARTINS, F. M. M.
Orientador: JAMAL, C. M.
Coorientador: SILVA, M. B.
Palavras-chave: metabolismo secundário
fatores hereditários e ambientais
Data do documento: 28-Fev-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MARTINS, F. M. M., Estudo da Influência de Fatores Ambientais nas Atividades Biológicas de Xylopia Sericea St. Hill
Resumo: Os metabólitos secundários das plantas podem sofrer alterações qualitativas e quantitativas dependendo dos estímulos ambientais presentes. Dentre os estímulos ambientais associados a alterações nos metabólitos secundários, ressaltam-se as interações bióticas: planta/micro-organismos, planta/insetos e planta/planta, idade e estágio de desenvolvimento, ritmo circadiano; e os fatores abióticos: luminosidade, temperatura, pluviosidade e estado nutricional, sazonalidade, disponibilidade de água, radiação UV, composição atmosférica e altitude. O presente trabalho relata o estudo da influência do desenvolvimento da planta, da sazonalidade e da disponibilidade de nutriente e água no solo nas atividades antimicrobiana, antifúngica, citotóxica e alopática dos extratos vegetais obtidos a partir de Xylopia sericea St. HiII. A amostragem de partes aéreas da planta foi realizada em diferentes estações do ano (seca e chuvosa) e em diferentes habitats, uma área caracterizada como natural (Parque estadual de Itaúnas) e outra como degradada (Campus do Ceunes/UFES), no Município de São Mateus/ ES. A qualidade nutricional do solo, pH e teor de matéria orgânica foram avaliados nas diferentes áreas amostradas. Além disso, medidas da altura e da circunferência na altura do peito das plantas foram estabelecidas para estimar o estágio de desenvolvimento das mesmas. Os extratos das partes aéreas de Xylopia sericea foram obtidos por maceração em etanol. Os extratos etanólicos foram caracterizados quimicamente e submetidos aos testes de citotoxicidade, antifúngico, antibacteriano e de alelopatia. Os resultados revelaram influência dos fatores ambientais relativos às diferentes áreas, e das diferentes estações, nas atividades biológicas testada. Ademais, na triagem farmacognóstica dos extratos foram detectados alcalóides, flavonóides, saponinas, triterpenos, esteróides, taninos, cumarinas e naftoquinonas. Através das análises utilizando CLAE foi possível identificar os flavonóides quercetina, rutina e hesperidina.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5209
Aparece nas coleções:PPGBT - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_5360_Flávia M Macedo Martins_Dissertação de Mestrado.pdf2.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.