Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5269
Título: O processo de trabalho em um ambulatório de oncologia na percepção dos técnicos de enfermagem
Autor(es): Aguiar, Ana Maria Zanotti de
Orientador: Massaroni, Leila
Data do documento: 23-Set-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: Aguiar, Ana Maria Zanotti de. O processo de trabalho em um ambulatório de oncologia na percepção dos técnicos de enfermagem. 2015. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências da Saúde, Vitória, 2015.
Resumo: Dentro de um Ambulatório de Oncologia, falar sobre o câncer em geral, se torna um pouco mais comum, porém ainda é necessário quebrar as barreiras do preconceito contra essa doença. Além dos próprios pacientes que estão vivendo esta enfermidade, os acompanhantes/cuidadores também estão inseridos nesse cenário. A informação sobre a prevenção do câncer é repassada por diversos veículos de comunicação, onde entende-se que um Ambulatório de Oncologia, também possui como uma de suas funções principais a disseminação dessas informações, uma vez que não somente os pacientes são seus usuários, mas também acompanhantes, cuidadores e visitantes.Apesar da disseminação de informações sobre o câncer, o conhecimento da população,muitas vezes, é baseado em mitos. As pessoas ainda apresentam um sentimento de medo e insegurança ao dizer a palavra câncer, e se permitem não perguntar e nem endender sobre o assunto. Um acompanhante/cuidador de um paciente com câncer desinteressado ou desinformado sobre o tratamento, a prevenção, e até a definição da doença, contribui para um cuidado inapropriado, principalmente em domicílio. A visão holística do tratamento da doença em questão, é primordial para a qualidade de vida e a segurança do paciente. Sendo assim, o presente estudo avaliará o nível de conhecimento dos acompanhantes/cuidadores de pacientes com câncer e suas atitudes preventivas, ou seja a relação existente entre conhecimento e comportamento, buscando avaliar variáveis relevantes para estimar essa realidade.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5269
Aparece nas coleções:PPGENF - Dissertações de mestrado profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_7608_DISSERTACAO_arquivo unico.pdf1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.