Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5278
Título: A acupuntura enquanto prática complementar na atenção à saúde do trabalhador
Autor(es): Teixeira, Renata Frossard
Orientador: Figueiredo, Túlio Alberto Martins de
Data do documento: 16-Mar-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: TEIXEIRA, Renata Frossard. A acupuntura enquanto prática complementar na atenção à saúde do trabalhador. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Profissional) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.
Resumo: Em 2006, foi publicada a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares que contribuiu fortemente para o crescimento de práticas até então denominadas Alternativas, como homeopatia, acupuntura, fitoterapia e outros, no entanto, no que se refere à saúde do trabalhador, a oferta desses serviços pelo SUS ainda é escassa, principalmente a acupuntura, objeto desse estudo. Diante desse contexto, foi desenvolvido um primeiro artigo que versou sobre os saberes milenares que fundamentam a acupuntura e sua contextualização no mundo ocidental enquanto prática multiprofissional e em seguida foi desenvolvido um segundo artigo onde buscou-se desenvolver uma tecnologia de informação impressa que fornecesse subsídios e/ou conhecimento quanto à prática de acupuntura, enquanto sistema de intervenção terapêutico, aos trabalhadores do HUCAM. Além disso, foi proposto um serviço complementar de assistência de enfermagem tendo como dispositivo a acupuntura na atenção à saúde do trabalhador atendido pelo NASTH. Para confecção da tecnologia de informação impressa foi realizada revisão sistemática da literatura em busca de estudos publicados nos últimos 10 anos, a fim de destacar os seguintes pontos: breve histórico sobre acupuntura; competência legal de profissionais para exercer a acupuntura no Brasil; indicações e contra-indicações da acupuntura; riscos e benefícios da prática de acupuntura; possíveis efeitos adversos da acupuntura; técnicas disponíveis de tratamento na acupuntura. Em seguida, foi realizado um encontro com os profissionais envolvidos com a gestão e/ou assistência no Nucleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (NASTH) a fim de apresentar o instrumento desenvolvido por meio de uma exposição dialogada, onde os mesmos responderam a um questionário sobre o instrumento elaborado. Em relação à proposta de um serviço complementar de assistência de enfermagem, tendo como dispositivo de atenção à saúde a acupuntura, foi elaborada uma sistemática de intervenção contemplando todo o fluxo de atendimento, assim como descrição detalhada dos elementos mínimos para a instalação de um consultório de acupuntura. Acreditamos que este estudo irá contribuir para a difusão de uma gama de conhecimentos em acupuntura voltada à saúde do trabalhador; como também a melhoria da qualidade de vida do mesmo. Palavras chaves: Terapia por acupuntura, terapias complementares, saúde do trabalhador, Administração de serviços de saúde.
In 2006, the National Policy of Integrative and Complementary Practices has been published and contributed strongly to the growth of practices until then named “alternatives”, for instance: Homeopathy, Acupuncture, Phytotherapy and others. However, when it comes to workers’ health, the offer of this service within SUS is still scarce, mainly Acupuncture, the object of this study which was divided into the following two productions presented: As a first desiring production, developed a article to create a printed information technology, commonly known as Manual, to provide scientific background information in relation to the practice of acupuncture, as being a therapeutic interventions system of a university hospital in the state of Espirito Santo. As a second production desiring drew up a proposal for intervention through which lists the subsidies necessary to implement a complementary service of nursing care as having acupuncture device in attention to workers' health. The purpose of this study is to provide a contribution to the spread of acupuncture focused on workers' health.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5278
Aparece nas coleções:PPGENF - Dissertações de mestrado profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_7617_Dissertação Final.pdf2.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.