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Título: MODELAGEM MATEMÁTICA COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM E AS REPRESENTAÇÕES EMERGIDAS DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SUAS AULAS DE MATEMÁTICA
Autor(es): TESSARO, A.
Orientador: SIQUEIRA FILHO, M. G.
Palavras-chave: Modelagem Matemática
Matemática (Ensino Médio)
Educação Ma
Data do documento: 26-Nov-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: TESSARO, A., MODELAGEM MATEMÁTICA COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM E AS REPRESENTAÇÕES EMERGIDAS DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SUAS AULAS DE MATEMÁTICA
Resumo: Apresenta as reflexões de alguns estudos sobre modelagem na educação matemática, destacando diferentes pontos de vista como, por exemplo, a não obrigatoriedade em se construir um modelo propriamente dito. A partir de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico traz argumentos importantes que situam a Modelagem Matemática como uma das possibilidades que se contrapõem ao paradigma do exercício, ao considerar o aluno como agente ativo na construção do seu conhecimento. Utiliza os instrumentos diário de campo, questionário e entrevistas coletivas. Faz uso da categorização e da triangulação na análise dos dados. Trata dos conceitos de representação, apropriação e prática, discutidos por Roger Chartier e identifica quatro dimensões de representações emergidas de um grupo de alunos, ingressantes no Ensino Médio de uma escola pública estadual, sobre a aula de matemática, diante de atividades de Modelagem Matemática.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5311
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