Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5311
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSIQUEIRA FILHO, M. G.
dc.date.accessioned2016-08-29T15:38:52Z-
dc.date.available2016-07-11
dc.date.available2016-08-29T15:38:52Z-
dc.identifier.citationTESSARO, A., MODELAGEM MATEMÁTICA COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM E AS REPRESENTAÇÕES EMERGIDAS DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SUAS AULAS DE MATEMÁTICApor
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/5311-
dc.format.mediumtexten
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleMODELAGEM MATEMÁTICA COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM E AS REPRESENTAÇÕES EMERGIDAS DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SUAS AULAS DE MATEMÁTICApor
dc.typemasterThesisen
dcterms.abstractApresenta as reflexões de alguns estudos sobre modelagem na educação matemática, destacando diferentes pontos de vista como, por exemplo, a não obrigatoriedade em se construir um modelo propriamente dito. A partir de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico traz argumentos importantes que situam a Modelagem Matemática como uma das possibilidades que se contrapõem ao paradigma do exercício, ao considerar o aluno como agente ativo na construção do seu conhecimento. Utiliza os instrumentos diário de campo, questionário e entrevistas coletivas. Faz uso da categorização e da triangulação na análise dos dados. Trata dos conceitos de representação, apropriação e prática, discutidos por Roger Chartier e identifica quatro dimensões de representações emergidas de um grupo de alunos, ingressantes no Ensino Médio de uma escola pública estadual, sobre a aula de matemática, diante de atividades de Modelagem Matemática.por
dcterms.creatorTESSARO, A.
dcterms.issued2015-11-26
dcterms.subjectModelagem Matemáticapor
dcterms.subjectMatemática (Ensino Médio)por
dcterms.subjectEducação Mapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseMestrado em Ensino na Educação Básicapor
dc.contributor.refereeSALIM, M. A. A.
dc.contributor.refereeCESANA, A.
dc.contributor.refereeFASSARELLA, L. S.
dc.contributor.refereeCALDEIRA, A. D.
Aparece nas coleções:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9311_03 - André Tessaro.pdf1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.