Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufes.br/handle/10/5312
Título: | Práticas inovadoras de Histologia na educação de jovens e adultos |
Autor(es): | Freitas, Joana Lúcia Alexandre de |
Orientador: | Mancini, Karina Carvalho |
Coorientador: | Locatelli, Andrea Brandão. |
Palavras-chave: | Educação do adolescente Educação de adultos Histologia Tecnologia da informação |
Data do documento: | 29-Out-2015 |
Editor: | Universidade Federal do Espírito Santo |
Resumo: | Histologia é um ramo da Biologia que estuda a organização dos tecidos, suas origens e funções. Seu aprendizado efetivo garante melhor desempenho em áreas como Embriologia, Anatomia e Fisiologia. Apesar de sua importância, este conteúdo é trabalhado com pouca ênfase e significação no Ensino Fundamental e Médio, principalmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta modalidade passou por lutas para hoje ter espaço nas instituições públicas e se igualar ao ensino regular quanto às competências e habilidades a serem adquiridas por seus estudantes que, além de aprender os conhecimentos científicos e socioculturais, também necessitam tomar consciência da realidade em que vivem de modo a intervir e colaborar para o progresso da sociedade brasileira. Sendo assim, na Educação de Jovens e Adultos é preciso trabalhar os demais conteúdos, assim como a Histologia, de forma rápida, mas contextualizada para atender às necessidades educacionais desses estudantes. No entanto, isso não acontece com frequência, o que causa dúvidas e dificuldade de aprendizagem. Diante dessa realidade, o trabalho objetivou analisar as práticas no processo de ensino aprendizagem de Histologia com aulas dinâmicas, contextualizadas e lúdicas aperfeiçoando o ensino em uma turma de Primeira Etapa da Educação de Jovens e Adultos. Perspectiva-se a substituição das tradicionais aulas de identificação e classificação de tecidos histológicos que, se não forem aliadas a outras técnicas de ensino, tornam o aprendizado cansativo e repleto de repetições. O trabalho tem por base as ideias da Andragogia, Ludicidade, Neurociências e Tecnologia da Informação, e procura dialogar com as reflexões de Paulo Freire, Leonor B. Guerra, Ramon M. Consenza e Paulo Nunes Almeida. Baseando-se nessas referências, fez-se uso de aulas expositivas dialogadas, associadas a jogos, brincadeiras, pesquisas e experimentação |
Aparece nas coleções: | PPGEEB – Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
tese_9312_01 - Joana Lúcia Alexandre de Freitas.pdf | 5.51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.