Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5321
Título: Ensino e aprendizagem de divisibilidade através da resolução de problemas: experiência com uma turma de 6º ano do ensino fundamental
Autor(es): Fernandes, José Aparecido da Silva
Orientador: Fassarella, Lúcio Souza
Palavras-chave: Solução de problemas
Ensino fundamental
Aprendizagem
Divisão - Métodos de ensino
Data do documento: 17-Mar-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: FERNANDES, José Aparecido da Silva. Ensino e aprendizagem de divisibilidade através da resolução de problemas: experiência com uma turma de 6° ano do ensino fundamental. 2016. 218 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo
Resumo: A presente dissertação tem como propósito investigar as contribuições da metodologia de Resolução de Problemas no processo de ensino aprendizagem de divisibilidade comnúmeros naturais a alunos de 6º ano do Ensino Fundamental. Caracteriza-se pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso do tipo etnográfico, organizada segundo o Modelo Metodológico de Romberg-Onuchic. Para a coleta de dados utiliza-se: diário de campo, observação participante e entrevista; além disso, descreve as produções dos alunos ao longo da aplicação das atividades do plano de trabalho. Têm-se como pergunta de pesquisa: quais contribuições a metodologia Resolução de Problemas pode propiciar para o ensino e aprendizagem do tema divisibilidade a alunos de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Espírito Santo? O objetivo geral é selecionar e aplicar atividades didáticas sobre divisibilidade usando como metodologia de ensino a Resolução de Problemas conforme preconizada por Allevato e Onuchic e analisar o processo de aprendizagem na perspectiva da divisibilidade.
Aparece nas coleções:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_9597_10 - José Aparecido da S. Fernandes20160518-114213.pdf4.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.