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Título: TEMPOS E CONTRATEMPOS DA SEXUALIDADE INFANTIL: Concepções de professores da educação infantil
Autor(es): BOROTO, I. G.
Orientador: SENATORE, R. C. M.
Data do documento: 22-Mar-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BOROTO, I. G., TEMPOS E CONTRATEMPOS DA SEXUALIDADE INFANTIL: Concepções de professores da educação infantil
Resumo: Parte constitutiva e fundante do ser humano, a sexualidade ultrapassa a mera questão da reprodução e de atividades prazerosas que dependem unicamente do aparelho genital. Presente no ser humano desde a mais tenra idade a sexualidade constitui fator primordial no desenvolvimento e na constituição psíquica do indivíduo. A criança, desde muito cedo, manifesta curiosidades relacionadas à sexualidade, lançando-se à observações e investigações sexuais. Investigar e analisar as concepções de sexualidade das professoras de uma instituição de educação infantil, bem como a compreensão que elas têm acerca das manifestações de sexualidade das crianças foi o foco central do estudo realizado. A pesquisa é sustentada pelos pressupostos teóricos da psicanálise freudiana. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa que envolve as professoras atuantes de educação infantil de um Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) localizado na cidade de São Mateus Espírito Santo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas. Para análise dos dados, além da teoria freudiana, utiliza a análise do discurso. A pesquisa evidencia que o tema sexualidade gera desconforto e é uma questão de difícil aceitação por parte das professoras ao tratar da educação infantil, pois elas ainda não diferenciam a sexualidade infantil da sexualidade adulta, que remete à genitalidade. As professoras não concebem a sexualidade como parte integrante do desenvolvimento das crianças. Assim, a primeira infância não é considerada pelas professoras como tempo da sexualidade.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5323
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