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Título: A sistematização dos saberes docentes na formação inicial de professores de Química na Universidade Federal do Espírito Santo
Autor(es): ROSA, D. L.
Orientador: MENDES, A. N. F.
Coorientador: LOCATELLI, A. B.
Data do documento: 21-Mar-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: ROSA, D. L., A sistematização dos saberes docentes na formação inicial de professores de Química na Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Objetiva sistematizar os saberes que potencialmente colaboram na constituição da identidade docente, como saberes experienciais em processo, saberes da ação pedagógica, produção de saberes na relação interinstitucional e saberes publicizados envolvidos na formação inicial de professores de Química participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID na Universidade Federal do Espírito Santo. Por meio da análise sistemática dos relatórios de atividades anuais enviados a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior - CAPES, foram elaboradas categorias de análise que permitiram identificar e caracterizar o desenvolvimento da identidade docente nas atividades realizadas no período de 2012 a 2014, pautados na integração entre Universidade/Escola Básica nos campi de São Mateus, Vitória e Alegre da UFES. As categorias foram organizadas segundo a metodologia de análise de conteúdo de Bardin, permitindo tecer considerações acerca dos saberes docentes pertinentes a profissionalização. Através do aporte teórico de autores como Gauthier, Tardif, Maldaner, Foerste e Pimenta foi possível sistematizar os saberes mobilizados durante a formação inicial de professores, bem como as contribuições desses e outros saberes na formação da identidade de professores de Química. A publicização desses saberes investigados no local de trabalho dos futuros professores, oportuniza a reflexão na ação e anuncia conhecimentos dantes armazenados na jurisprudência particular de cada profissional, levantando questões relevantes pautadas na epistemologia da prática.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5326
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