Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5344
Título: Logística reversa do óleo residual de fritura para produção de biodiesel do distrito municipal de Kampfumo-Cidade de Maputo
Autor(es): Matavel, Nilza Isabel
Orientador: Chaves, Gisele de Lorena Diniz
Data do documento: 17-Mar-2015
Citação: MATAVEL, Nilza Isabel. Logística reversa do óleo residual de fritura para produção de biodiesel do distrito municipal de Kampfumo-Cidade de Maputo. 2015. 134 f. Dissertação (Mestrado em Energia) - Programa de Pós-Graduação em Energia, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, São Mateus, 2015.
Resumo: O óleo residual de fritura (ORF) é um resíduo doméstico, que quando descartado de maneira inadequada, origina impactos negativos nas esferas econômica, social e ambiental. Uma alternativa ao seu descarte indiscriminado tem sido a reciclagem que possibilita a obtenção de uma variedade de produtos lucrativos, dentre os quais destaca-se o biodiesel. O uso do ORF como insumo complementar no sistema de produção do biodiesel do Moçambique, tem o potencial de reforçar, complementar e expandir o desenvolvimento deste setor. A introdução do ORF irá agregar valor ao próprio setor, e se pode beneficiar os projetos de eletrificação rural, redução da vulnerabilidade a doenças gástricas, prevenção da poluição, e redução de importações do diesel. Neste sentido, este trabalho apresenta a projeção de uma rede logística reversa para viabilizar a coleta e transporte ORF de forma a garantir o seu adequado fornecimento para reaproveitamento, com destaque para a produção do biodiesel no distrito municipal KaMpfumo. Os elos da rede proposta são os geradores de ORF, e as facilidades logísticas capazes de viabilizar o processo reverso são, os centros de retorno e pré-tratamento. Foi construído um modelo matemático, baseado em uma variante do problema p-Mediana para a localização das facilidades. O método de resolução foi a Programação Linear Inteira Mista, implementado em linguagem C/C++, e testado com o CPLEX. O modelo foi testado utilizando parâmetros do distrito KaMpfumo. Os cenários permitiram avaliar as hipóteses propostas, estimando a situação atual de coleta de ORF, a elevação desta coleta por meio de crescimento populacional dos próximos anos e por meio de implantação do quadro legal proposto para impulsionar para produção de biodiesel. Este trabalho contribui para os processos de tomada de decisões em relação ao gerenciamento do ORF, e a diversificação da matéria-prima na produção de biodiesel no país.
Waste frying oil (WFO) is a household waste, which causes a negative impact in social, economic and environmental level, when it is improperly discarded. The alternative of the improper disposal is the recycling, which enables the production of a range of profitable products, where biodiesel is highlighted. The use of WFO as a complementary input in Mozambican biodiesel production system, has the potential to strengthen, complement, and expand the development of this sector. The introduction of WFO, will add the value of the sector, and can benefit the rural electrification projects, reducing vulnerability to gastric diseases, pollution prevention, and reduction of diesel imports. In this context, this paper, present the projection of a reverse logistics network to enable the collection and transport of WFO, to ensure their adequate supply for reuse especially for the production of biodiesel in municipal district KaMpfumo. The links / bonds of the network proposed are the producer of WFO and the logistical facilities to enable the reverse process, the returns centers and pre-treatment centers. The mathematical model proposed, was based on a variant of p-Median problem for facilities location. The resolution method was Mixed Integer Linear Programming, implemented in C/C++, and tested with CPLEX. The model was powered by scenarios that evaluated the hypotheses proposed in the study. The scenarios analysis allow to evaluate the hypothesis proposals, estimating the current situation of the WFO collection, the elevation of this collection through population growth over the next years and through implementation of the legal framework proposed to impulse the biodiesel production. The results of modeling generated the opening of 12 returns centers and one pretreatment center for all scenarios. The results show that the collected volume of ORF is the main factor of varying costs of scenarios, and the operating costs and the transportation costs are those with the highest values in the reverse logistic proposed. This work contributes to the decision-making processes regarding the WFO management, and the diversification of raw material to biodiesel production in these country.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5344
Aparece nas coleções:PPGEN – Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_8635_Dissertacao Matavel, N.I. 2015.pdf2.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.