Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5353
Título: Planejamento da logística reversa do óleo residual de fritura para uma destinação ambientalmente correta
Autor(es): GONCALVES, M. F. S.
Orientador: CHAVES, G. L. D.
Palavras-chave: logística reversa
localização de facilidades
óleo residual
Data do documento: 22-Fev-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: GONCALVES, M. F. S., Planejamento da logística reversa do óleo residual de fritura para uma destinação ambientalmente correta
Resumo: O aumento da geração de resíduos afeta o cotidiano de milhões de pessoas, mas a prática da destinação adequada destes resíduos é recente no Brasil, visto que a necessidade de direcionar os resíduos para locais adequados surgiu apenas em 2010 após a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Dentre os resíduos, o óleo de cozinha usado proveniente de residências, comércio e indústrias, é um resíduo potencialmente poluidor quando descartado de maneira inadequada. Portanto é necessário privilegiar outras destinações, tal como para fabricação caseira de sabão, tintas, biodiesel como outros. No entanto, uma dificuldade para o aproveitamento deste resíduo é ter um volume suficiente e que seja oferecido a baixo custo de forma a viabilizar estes processos. Neste sentido o objetivo deste trabalho é propor uma rede de logística reversa para este resíduo por meio de um modelo matemático para definição de centros de retorno minimizando o custo de instalação e operação da rede. O modelo foi validado por meio de aplicação no município de Linhares, norte do estado do Espírito Santo. Foram selecionados seis cenários baseados em dados reais que foram executados no Solver IBM CPLEX 12.6. Com os resultados obtidos, foi possível aferir sobre a melhor alternativa para rede de logística reversa no quesito localização e aspecto econômico. A discussão dos resultados permeiam nos direcionadores econômicos, legais e socioambiental. Foi possível perceber a necessidade de formalizar a estrutura da rede de logística reversa do resíduo considerando que o resíduo é prejudicial ao meio ambiente mas, apesar disso, pode ser utilizado como matéria prima em outro processo produtivo, desde que seja coletado e tratado adequadamente.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5353
Aparece nas coleções:PPGEN – Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9529_Max Filipe Gonçalves20160518-111148.pdf1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.