Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5363
Título: O Processo de Trabalho da Enfermagem em um Hospital Pediátrico: Relações e Intercessões na Produção Cotidiana do Cuidar.
Autor(es): LAIGNIER, M. R.
Orientador: LIMA, R. C. D.
Palavras-chave: Processo de trabalho em saúde
Trabalho da Enfermagem
Data do documento: 29-Jul-2005
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: LAIGNIER, M. R., O Processo de Trabalho da Enfermagem em um Hospital Pediátrico: Relações e Intercessões na Produção Cotidiana do Cuidar.
Resumo: Esta pesquisa investiga como se dá o processo de trabalho da equipe de Enfermagem, em um hospital público pediátrico, inserido no Sistema Único de Saúde do município de Vitória-ES. Discute as relações de poder na produção cotidiana do trabalho da Enfermagem e analisa como ocorre a relação saúdetrabalho- doença no âmbito do trabalho hospitalar. Desenvolve um estudo de caso que utiliza abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de onze entrevistas semi-estruturadas e duas oficinas com base na técnica de grupo focal das quais participaram quinze profissionais de Enfermagem de nível médio e doze enfermeiros, respectivamente. O exame do material empírico foi feito de acordo com a análise de conteúdo de Bardin, trazendo o discurso dos entrevistados para uma reflexão dialogada com os autores que fundamentam o tema. Os resultados demonstram que os cuidadores são, em sua maioria, mulheres; o trabalho é exercido de forma fragmentada, seguindo uma hierarquia estabelecida historicamente; o modelo assistencial da saúde cotidianamente observado na instituição é procedimento-centrado; e a (des)valorização bem como as condições de trabalho interferem intimamente no nível de satisfação e na saúde do profissional. Conclui que as relações no microespaço institucional devem ser repensadas a fim de que o cuidador tenha possibilidade de incorporar novas práticas e ações participativas no cotidiano do seu trabalho.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5363
Aparece nas coleções:PPGASC - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_2487_2003_MARIANA RABELLO LAIGNIER.pdf16.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.