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Título: A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem no Processo de Cuidar: Significados Atribuídos Por Docentes e Graduandos de Enfermagem.
Autor(es): PFEILSTICKER, D. C.
Orientador: CADE, N. V.
Palavras-chave: Enfermagem
Diagnóstico de enfermagem
Data do documento: 31-Out-2006
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: PFEILSTICKER, D. C., A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem no Processo de Cuidar: Significados Atribuídos Por Docentes e Graduandos de Enfermagem.
Resumo: O estudo busca compreender os significados atribuídos por docentes e graduandos de Enfermagem à Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) no processo de cuidar. Na coleta de dados, utiliza a técnica de grupo focal com dezessete graduandos uma sessão com dois grupos distintos e entrevista individual com cinco docentes de uma instituição privada de ensino superior do município de Vitória/ES. Para a análise dos dados, usa a técnica de análise de conteúdo e discute os resultados a partir de quatro dimensões praxiológica, comunicativa, cognitiva e política. As concepções manifestadas pelos docentes e discentes indicaram potencialidades e limites da CIPE®. Essa classificação foi revelada como um instrumento que promove a organização do cuidado e a qualidade da assistência, contribui para a autonomia e autoconfiança profissional, proporciona visibilidade das práticas de Enfermagem e valorização da profissão. Foram relatadas, como limites para a utilização da CIPE®, a resistência à mudança de referencial, a falta de domínio teórico-conceitual para seu uso e a ausência de modelos institucionalizados do Processo de Enfermagem. Conclui que a CIPE® foi percebida pelos participantes do estudo como um modelo factível para o processo de cuidar e que a estrutura desse sistema de classificação contribui para o desenvolvimento do raciocínio clínico, facilitando a Sistematização da Assistência de Enfermagem.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5368
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