Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5373
Título: Realidades e Perspectivas da Assistência à Saúde do Adulto Trabalhador no Município de Vitória-es.
Autor(es): Werner, Regina Célia Diniz
Orientador: SILVA, A. R.
Palavras-chave: Programa de Saúde da Família
Saúde do Trabalhador
Cidadania
Data do documento: 25-Ago-2006
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: WERNER, R. C. D., Realidades e Perspectivas da Assistência à Saúde do Adulto Trabalhador no Município de Vitória-es.
Resumo: Trata-se de um estudo descritivo, observacional, qualitativo, que visa à descrição da assistência prestada à saúde do adulto trabalhador pelas equipes de saúde no município de Vitória-ES. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com profissionais e usuários em cinco Unidades de Saúde da Família (USF), selecionadas por tempo de início das atividades do Programa de Saúde da Família (PSF) e situadas em regiões de saúde com padrão sócio - econômico diversificado. Os dados obtidos através das entrevistas foram analisados através da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e demonstraram o perfil dos profissionais e dos usuários. Evidenciaram também que as atividades básicas de assistência estão centradas na USF, que o trabalhador adulto não participa das atividades educativas promovidas pela mesma e que raramente se encontra em seu domicílio nas visitas domiciliares das equipes. Quando está presente, apresenta uma série de justificativas, como: licença médica, desemprego, trabalho informal ou trabalho em turno. O panorama encontrado através da análise do DSC demonstra que, embora alguns profissionais estejam atentos a essa falta de atenção primária à saúde do adulto trabalhador, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) não possui uma política que contemple alternativas para tal situação. Observou-se que a partir de setembro de 2005, algumas USF iniciaram atendimento até às 22 h, porém esse atendimento ainda está centrado na prática médica curativa.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5373
Aparece nas coleções:PPGASC - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_2508_2004_Regina Celia Diniz.pdf1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.