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http://repositorio.ufes.br/handle/10/5394
Título: | Teias e redes de (des)encontros : usuários, necessidades e ofertas dos serviços de saúde no SUS - o caso do Pronto Atendimento São Pedro |
Autor(es): | Ferreira, Josilda Terezinha Bertulozo |
Orientador: | Lima, Rita de Cássia Duarte |
Palavras-chave: | Sistema Único de Saúde Programa Saúde da Família Serviços médicos de urgência Single Health System Family Health Program Emergency medical services |
Data do documento: | 4-Ago-2008 |
Editor: | Universidade Federal do Espírito Santo |
Resumo: | O fortalecimento da Atenção Básica por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF) para reorientação do modelo assistencial não tem alterado o cenário histórico de preferência dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) por serviços de
emergência e urgência, como os de pronto atendimento (PA). Identificar os
principais fatores que levam os usuários a buscar o PA de uma Região de Saúde
que tem 100% da sua população coberta pela ESF é o objetivo principal dessa
pesquisa. O interesse dá-se exclusivamente pela opinião dos usuários a partir das
suas experiências prévias na utilização dos serviços de saúde. Obter uma visão
mais abrangente sobre a organização desses serviços compreende focalizar o ponto
de vista de quem os utiliza. Para o desenvolvimento da pesquisa foi adotada a
abordagem qualitativa. Os dados obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas
foram tabulados utilizando a estratégia do Discurso do Sujeito Coletivo. Sua análise
teve por base o método de Análise de Conteúdo segundo Bardin (1979). Os
resultados apontam para a deficiência na forma de organização das unidades de
saúde da família (USF) em virtude da dificuldade de acesso e da falta de
resolutividade para os problemas de saúde dos usuários. O acesso funcional é o
mais comprometido no que diz respeito a disponibilidade de recursos materiais e de
profissionais de saúde, especialmente no que se refere ao profissional médico. A
resolutividade está associada a menor disponibilidade e agilidade no atendimento
prestado. Tais fatores são os principais motivadores da procura pelo PA para
situações complementares ao atendimento iniciado nas USFs e também para
situações de não-urgência, apesar de ser do conhecimento dos usuários que o PA é
um serviço de referência para as situações de urgência. Outro resultado interessante
são as propostas operacionais que emergem para melhorar a organização dos
serviços prestados pelas USFs, de forma a responder com atendimento qualificado
ao que é buscado em outros serviços. Na perspectiva do modelo centrado no
usuário, objetivando a integralidade da atenção por meio de ações preventivas e
promocionais além das curativas, promovidas por conhecimento multidisciplinar e
por mudança nas práticas do trabalho em saúde, o estudo evidencia a necessidade
de garantir o acesso do usuário ao sistema de saúde, pelos seus mais variados
pontos de entrada, capacitados para realizar o acolhimento e atendimento da
demanda apresentada, e, posteriormente, conduzindo-a de modo adequado e
oportuno ao território de saúde responsável para continuidade do cuidado ao longo
do tempo. The implementation of the Family Health Strategy (ESF) as a mean to improve primary health care and redirect the model of health assistance hasn’t been able to change the historical predilection of Vitoria’s Single Health System (SUS) users for emergency health services. Identifying critical reasons that lead users to seek assistance at the Emergency Unit (PA) of a territory completely covered by ESF is the main objective of this study. The present study focuses on user’s opinions on health services based exclusively on their previous experiences. Obtaining an extensive understanding on the organization of these services requires comprehending the point of view of those who use it. A qualitative approach was used for the development of the study. Information acquired through semi-structured interviews was tabulated using as strategy the Discourse of the Collective Subject. Its analysis was based on the Content Analysis method proposed by Bardin (1979). Results indicate deficiencies on the organization of Family Health Units (USF) due to poor accessibility and lack of resolution to user’s health issues. Functional accessibility is the most compromised because of insufficient resources and health professionals, mainly doctors. Resoluteness is associated to minor availability and low agility of health care. These factors are the central reasons for seeking at Emergency Units (PA) complementary treatments to the ones already initiated on the USFs and also for non-urgent situations, even thought it is known by population that Emergency Units (PA) are a reference service for health emergencies only. Another interesting result extracted from the interviews regards the operational suggestions given by users to improve the assistance and care provided by USFs. These suggestions should be embraced by the USFs so that they become able to respond with quality care and assistance to the demands taken by users to other health services. Into the perspective of a health system focused on users, aiming for integral care through preventive and health promoting as well as curative actions and carried on by multidisciplinary knowledge and practical changes on work process in health, this study shows the need to guarantee user’s access to health system through its various access points, the capacity of health system to embrace and respond to user’s demands and afterwards lead them, in an appropriate and opportune way, to the specific health territory responsible for managing long term assistance. |
URI: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/5394 |
Aparece nas coleções: | PPGASC - Dissertações de mestrado |
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