Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5419
Título: A Formação dos Profissionais de Saúde nos Cursos de Graduação na Grande Vitória - ES: Um Estudo Exploratório
Autor(es): SILVEIRA, A. E.
Orientador: SILVA, M. Z. E.
Palavras-chave: Formação profissional
Formação em saúde
Sistema Único de S
Data do documento: 16-Nov-2009
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SILVEIRA, A. E., A Formação dos Profissionais de Saúde nos Cursos de Graduação na Grande Vitória - ES: Um Estudo Exploratório
Resumo: Esta pesquisa propôs a analisar os processos de formação dos profissionais de saúde nos cursos de graduação de enfermagem, medicina e odontologia da região da Grande Vitória-ES. Além disso, identifica do foco da formação de cada curso superior e descreve os atributos conceituais desenvolvidos em cada um deles. Ainda, identifica a percepção dos coordenadores de cursos acerca da formação realizada nas suas instituições de ensino. Analisa a incorporação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) no processo de formação de cada curso superior participante, bem como a percepção dos coordenadores sobre este processo. Para cumprir estes objetivos foi realizado um estudo do projeto político pedagógico de cada instituição de ensino e das ementas disciplinares dos cursos. Ao todo foi analisado o material documental de sete cursos: quatro de enfermagem, dois de odontologia e um de medicina. Em seguida, foram realizadas entrevistas com cinco coordenadores de curso a partir de um roteiro semi-estruturado. Os resultados obtidos demonstram que há o predomínio da formação orientada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de cada curso. Por outro lado, as ementas disciplinares demonstram que há uma preponderância dos conteúdos biológicos sobre os oriundos das Ciências Humanas e Sociais, e da Saúde Coletiva. Os coordenadores de cursos possuem conhecimento dos princípios do SUS, mas percebem como desafio a incorporação destes à formação dos profissionais de saúde. Os assuntos referentes aos SUS são trabalhados como atributos a serem desenvolvidos no período acadêmico para melhor inserção do profissional de saúde no mercado de trabalho.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5419
Aparece nas coleções:PPGASC - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_3580_.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.