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Título: A relação entre línguas estrangeiras e o processo de internacionalização : evidências da Coordenação de Letramento Internacional de uma Universidade Federal
Título(s) alternativo(s): The relationship between foreign languages and the process of internationalization : evidence from the International Literacy Coordination of a Federal University
Autor(es): Finardi, Kyria Rebeca Neiva de Lima
Santos, Jane Meri
Guimarães, Felipe Furtado
Palavras-chave: Internacionalização
Línguas estrangeiras
Secretaria de Relações Internacionais
Internationalization
Foreign Languages
Office of International Relations
Data do documento: 2016
Citação: FINARDI, Kyria; SANTOS, Jane; GUIMARÃES, Felipe. A relação entre línguas estrangeiras e o processo de internacionalização: evidências da Coordenação de Letramento Internacional de uma Universidade Federal. Interfaces Brasil/Canadá, Canoas, v. 16, n. 1, p. 233-255, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/interfaces/article/view/7514/5622>. Acesso em: 20 out. 2016.
Resumo: O trabalho discute o papel e a relação entre globalização e línguas estrangeiras no processo de internacionalização do ensino superior. Com esse fim, o artigo revisa estudos sobre o papel das línguas estrangeiras em geral, e do inglês em particular, no processo de internacionalização do ensino superior. A fim de subsidiar a discussão proposta no artigo, um estudo de caso foi realizado e descreve a criação de uma Coordenação de Letramento Internacional dentro da estrutura da Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Espírito Santo. A coordenação descrita tem como objetivo apoiar as ações de internacionalização que perpassam o uso, ensino e aprendizado de línguas nessa instituição. Os resultados do estudo de caso sugerem que a criação de uma coordenação de línguas dentro da estrutura da Secretaria de Relações Internacionais da instituição investigada foi positiva para o desenvolvimento das línguas estrangeiras e do processo de internacionalização nessa instituição.
The paper discusses the role of and relationship between globalization and foreign languages in the process of internationalization of higher education. To this end the article reviews studies on the role of foreign languages in general and of English in particular, in the internationalization of higher education. In order to support the discussion proposed in the article, a case study was conducted and describes the creation of a language coordination within the framework of the office of international relations of the Federal University of Espírito Santo. The coordination described aims to support the internationalization of the institution through the support for actions that permeate the use, teaching and learning of languages in that institution. The results of the case study suggest that the creation of a language coordination within the framework of the office of international relations of the institution investigated was positive for the development of foreign languages and the internationalization process in that institution.
Descrição: Submetido em 2 de fevereiro e aprovado em 29 de abril de 2016.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5584
ISSN: 1984-5677
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