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Título: Educação e projetos de desenvolvimento no Brasil : a expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica no início do século XXI
Autor(es): Mattos, Marilucia dos Santos
Orientador: Ferreira, Eliza Bartolozzi
Palavras-chave: Educação profissional
Desenvolvimento
Rede federal
Education professional development
Federal network
Data do documento: 28-Mai-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MATTOS, Marilucia dos Santos. Educação e projetos de desenvolvimento no Brasil : a expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica no início do século XXI. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar relações existentes entre a expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica e o projeto de desenvolvimento socioeconômico e educacional vigente no Brasil. Apresenta um breve histórico acerca das teorias de desenvolvimento e sua relação com as políticas para educação profissional no Brasil, tendo como objeto a rede federal de educação profissional e tecnológica. Por meio da análise documental, realiza uma caracterização do atual processo de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica estabelecendo comparações com outros períodos históricos e analisando suas contradições, possibilidades e limites. Conclui que a trajetória da educação profissional no Brasil sempre manteve relação com os projetos de desenvolvimento, tendo como períodos de evidência o nacional desenvolvimentismo e o processo de expansão da rede vivenciado neste início de século. Essa relação, apesar de características e períodos distintos, é marcada fortemente pela influência do ideário da teoria do capital humano , o que põe em xeque a expressiva expansão da rede de educação profissional brasileira, bem como o projeto de desenvolvimento verificado no período atual que, apesar de representar um avanço em relação ao projeto neoliberal implementado nos anos 1990, não representa um projeto de ruptura
This work aims to analyze existing relations between the expansion of the federal network of professional and technological education and development project in socioeconomic and educational in the current Brazil. Presents a brief recovery on theories of development and its relation to policies for professional education in Brazil, having as object the federal network of professional and technological education. By means of the document analysis, performs a characterization of the current process of expansion of the federal network of professional and technological education, making comparisons with other historical periods and analyzing its contradictions, possibilities and limitations. Concludes that the trajectory of professional education in Brazil has always maintained relationship with development projects having as periods of evidence national developmentalism and the process of network expansion experienced this new century. This relationship, although characteristics and distinct periods is strongly marked by the influence of the ideology of "human capital theory", which puts into question the significant expansion of the Brazilian professional education and development project recorded in the current period that despite represent an advance in relation to the neoliberal project implemented in 1990 does not represent a project to break with it
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6049
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