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Título: Um lugar chamado EMEIEF: características, diálogos e fazeres da educação Infantil
Autor(es): Oliveira, Conceição Regina Pinto de
Orientador: Côco, Valdete
Data do documento: 16-Mai-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: OLIVEIRA, Conceição Regina Pinto de. Um lugar chamado EMEIEF : características, diálogos e fazeres da educação Infantil. 2013. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.
Resumo: No cenário das pesquisas educacionais no Brasil, especificamente as que focalizam a Educação Infantil (EI) e a configuração do trabalho docente nesta etapa da Educação Básica (EB), nossa pesquisa intenta caracterizar as instituições designadas Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental EMEIEF , suas especificidades e dinâmicas de trabalho. Vinculados a essa intenção, buscamos conhecer a dinâmica de desenvolvimento da docência na EI e dos processos formativos empreendidos na instituição. Na revisão de literatura exploramos, nos estudos e pesquisas no campo da EI e no campo do trabalho docente, como vêm se configurando esses campos, as temáticas mais abordadas e o nicho no qual abrigamos nossa temática de estudo. Vinculamos nossas problematizações às considerações de Mikhail Bakhtin sobre os conceitos de dialogia, polifonia e heteroglossia, articulados aos conceitos de fazer com , lugar e espaço, táticas e estratégias, expressos nas obras de Michel de Certeau. Nossas trajetórias metodológicas têm ancoragem na pesquisa qualitativa de abordagem exploratória com inspiração etnográfica. A coleta/produção de dados se efetivou por meio da análise documental, observação participante, entrevistas e grupo focal, sem perder de vista a conduta ética implicada em nossas interações com os sujeitos no campo de pesquisa, com consentimento devidamente registrado no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Das análises, podemos caracterizar a instituição EMEIEF como um lugar peculiar e complexo no qual, ao mesmo tempo em que há relações dialógicas responsivas nas interações entre crianças e profissionais docentes, implicando na diminuição da cisão histórica na passagem da EI para o EF, a infraestrutura da instituição não atende às especificidades do trabalho com crianças da EI. Manifesta-se nas falas de vários profissionais o desejo de que as crianças da EI sejam atendidas em instituições destinadas exclusivamente a elas (CEMEI). Visibilizamos, também, que os processos formativos dos profissionais docentes se dão no contexto do trabalho com as crianças, nas iniciativas pessoais das professoras de EI e do EF e nos cursos de formação continuada ofertados pela Secretaria de Educação Municipal, reverberando na configuração da docência, na EMEIEF
In the scenario of educational research in Brazil, in particular those that focus on Early Childhood Education (ECE) and on the configuration of teaching this grade in Basic Education (BE), our study aims to characterize the institutions named Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental EMEIEF (Municipal Early Childhood Education and Elementary School), their specificities and forms of working. Linked to this purpose, we seek to understand not only the process of teaching in ECE but also the teacher training activities implemented in the institution. In the literature review, studies and research in the field of ECE and in the field of teaching were explored in order to identify the trends and the configuration of the "niche" in which our thematic study is placed. The way we problematize our work is linked to Mikhail Bakhtin concepts of dialogism, polyphony and heteroglossia, associated with Michel de Certeau s concepts of doing with , place and space, tactics and strategies. It is an exploratory qualitative research, by ethnographic inspiration. The data collection/production was done through document analyses, participant observation, interviews and focus groups, bearing in mind the ethical conduct necessary to interact with the subjects/participants in the field work, with their agreement properly registered in the Informed Consent Form. Results show that we can characterize EMEIEF institutions as peculiar and complex places: although there are responsive dialogical relations in the interactions between children and professional teachers, contributing to a decrease in the historic division in the passage from ECE to Elementary School (ES), the infrastructure of the institution does not meet the specifics of working with ECE. It is manifested in the speech of many professionals the desire to have those children studying in institutions exclusively designed for them (CEMEI). We also found that teaching qualification takes place in the context of the work with children, in personal initiatives of the teachers of ECE and ES and in continuing education courses offered by the Department of Education Hall, reverberating in the configuration of teaching in EMEIEF
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6056
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