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Título: O bloco único no município da Serra : contribuições à história e à política de alfabetização 1995 a 2003 O bloco único no município da Serra : contribuições à história e à política de alfabetização (1995 a 2003)
Autor(es): Dias, Fabrícia Pereira de Oliveira
Orientador: Gontijo, Cláudia Maria Mendes
Data do documento: 30-Set-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: DIAS, Fabricia Pereira de Oliveira. O bloco único no município da Serra : contribuições à história e à política de alfabetização (1995 a 2003). 2013. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.
Resumo: Num ensaio de uma proposta dialógica, este relatório de pesquisa produz enunciados que tentam registrar a história da alfabetização no município da Serra (ES), entre 1995 e 2003, período em que vigorou o Bloco Único. Para isso, analisa fontes escritas assinadas pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), pelo Sistema Municipal de Educação da Serra, além de notícias de jornal impresso, fichas descritivas e narrativas de professores e coordenadora que atuaram diretamente na implantação e vigência desse projeto. As opções teóricometodológicas – Bloch (1997), Le Goff (2003), Graff (1995), Bakhtin (2006, 2010, 2010a, 2010b) e Bakhtin e Volochínov (2010) – permitiram dialogar com esses diferentes enunciados. Cotejando os dados a respeito do Bloco Único com as vozes dos sujeitos que vivenciaram essa experiência, esta pesquisa evidencia quatro linhas discursivas que permearam a implantação e implementação do projeto: o discurso sobre o fracasso escolar e sobre a qualidade do ensino na escola pública capixaba; a fundamentação teórico-metodológica do Bloco Único e as complexificações conceituais propostas; a permanência de métodos tradicionais nas práticas de alfabetização infantil; e a redução das diretrizes curriculares para a apropriação da leitura e da escrita no Bloco Único. As análises conduziram à reflexão sobre o contexto neoliberal do qual emergem as políticas de ciclo no Brasil, o fracasso/sucesso escolar, a associação entre construtivismo e Bloco Único, a perpetuação dos métodos tradicionais de ensino da língua. Ao fim das discussões, constata a necessidade de se ouvir os profissionais de educação no momento de elaboração das políticas públicas
In the attempt of a dialogical proposal, this research report produces statements that try to register the history of literacy in the district of Serra (ES), from 1995 to 2003, period when the Bloco Único was prevailed. To do so, the work analyzes sources written by the State Department of Education (SEDU), by the Education Municipal System in Serra, besides the news found in the newspaper and the narratives of Teachers and Coordinators who act directly in the implementation and effectiveness of this project. The theoretical-methodological options – Bloch (1997), Le Goff (2003), Graff (1995), Bakhtin (2006, 2010, 2010a, 2010b), Bakhtin and Volochínov (2010) – allowed the dialogue with these different statements. Comparing the data regarding the Bloco Único with the voices of subjects who live such experience, this research stands out four discursive lines that permeate the implementation and implantation of the project: the discourse about school failure and teaching quality in the Espírito Santo public schools; the theoretical-methodological basis of the Bloco Único and the conceptual complexification proposed; the permanency of traditional methods regarding children‘s education practices; and the reduction of curricular guidelines for the appropriation of reading and writing in the Bloco Único. The analysis led to the reflection on the neoliberal context, which the cycle policies in Brazil are emerged, the school failure/success, the association between constructivism and Bloco Único, the perpetuation of traditional methods of teaching the language. After the discussions, it is found the need to hear the Education professionals at the time public policies are elaborated
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6075
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