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Título: Ensino médio, currículo e cotidiano escolar : sobre movimentos e tensões nos discursos oficiais
Autor(es): Majeski, Sergio
Orientador: Ferraço, Carlos Eduardo
Palavras-chave: Ensino Médio
Políticas oficiais para o Ensino Médio
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM)
Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI)
Exame Nacional para o Ensino Médio
High School
Official policies for High School
National Curriculum Guidelines for Secondary Education (DCNEM)
Innovative High School Program (ProEMI)
National Secondary Education Examination (ENEM)
Data do documento: 30-Ago-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MAJESKI, Sergio. Ensino médio, currículo e cotidiano escolar : sobre movimentos e tensões nos discursos oficiais. 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.
Resumo: This work was motivated by our concern and interest in the issue of education in Brazil, and especially with our empathy with High School. At first we explain the general issues about this educational level, and then we discuss the three most important official policies for high school today: the National Curriculum Guidelines for Secondary Education (DCNEM), the Innovative High School Program (ProEMI) and National Secondary Education Examination (ENEM) focusing on curricular issues and understandings/uses that the practicing subjects make of them in school everyday. Amid questioning these policies are the speeches of teachers and students on the same issues. We try to elucidate the importance that such policies have for the actors of the school everyday and raise questions about the legal framework created by the Ministry of Education and the Department of Education of the State of Espírito Santo. We ve noticed that most official guidelines are not fully assimilated in school, where practicing subjects adopt their work strategies according to their needs. The questioning of the policies highlighted the growing importance of ENEM, which leads us to believe that over and over all the projects and guidelines for high school will have the influence of this examination
O presente trabalho foi movido pela nossa preocupação e interesse pela questão educacional no Brasil, especialmente por nossa afinidade com o Ensino Médio. Num primeiro momento explanamos questões gerais sobre essa etapa de ensino para, em seguida, problematizar as três principais políticas oficias para o Ensino Médio na atualidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), focando as questões curriculares e os entendimentos/usos que os sujeitos praticantes fazem desses instrumentos nos cotidianos da escola. Em meio a problematização dessas políticas, estão as falas dos professores e alunos sobre os assuntos relacionados às mesmas. Tentamos elucidar a importância que tais políticas têm para os atores do cotidiano escolar e levantar questionamentos sobre o arcabouço legal criado pelo Ministério da Educação e pela Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo. Constatamos que grande parte das orientações oficiais não são plenamente assimiladas/usadas ou conhecidas na escola, onde os sujeitos praticantes adotam mecanismos de trabalho de acordo com suas necessidades. A problematização das políticas evidenciou a importância crescente do ENEM, o que nos leva a crer que cada vez mais todos os projetos e orientações destinados ao Ensino Médio terão como pano de fundo esse exame
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6078
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