Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufes.br/handle/10/6087
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cola, César Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-23T14:01:52Z | - |
dc.date.available | 2011-09-28 | - |
dc.date.available | 2016-12-23T14:01:52Z | - |
dc.identifier.citation | GAMA, Renata Lúcia de Assis. Desenho : diálogos étnicos e culturais com crianças Guarani. 2011. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufes.br/handle/10/6087 | - |
dc.publisher | Universidade Federal do Espírito Santo | por |
dc.rights | open access | eng |
dc.subject | Desenho infantil | por |
dc.subject | Cultura Guarani | por |
dc.subject | Arte - Educação | por |
dc.subject | Diversidade cultural | por |
dc.subject | Drawing Infant | eng |
dc.subject | Guarani culture | eng |
dc.subject | Art - Education | eng |
dc.subject | Cultural diversity | eng |
dc.title | Desenho : diálogos étnicos e culturais com crianças Guarani | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.subject.udc | 37 | - |
dc.subject.br-rjbn | Desenho infantil | por |
dc.subject.br-rjbn | Índios Guarani | por |
dc.subject.br-rjbn | Pluralismo cultural | por |
dc.subject.br-rjbn | Arte - Estudo e ensino | por |
dcterms.abstract | Esta pesquisa busca investigar nos desenhos das crianças Guarani, suas relações com seu ambiente natural e cultural, buscando o olhar das mesmas sobre o seu próprio universo, para que conheçamos aspectos de seus costumes e tradições. Para este fim realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, na escola indígena Guarani do município de Aracruz (Espírito Santo), com as turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Foram abordadas teorias sobre desenho infantil contidas nas obras de Iavelberg, Brent Wilson, Cola, entre outros autores que consideram o desenho como produto cultural de uma determinada sociedade. Os dados coletados foram analisados baseando-se na semiótica greimasiana, com ênfase no plano de expressão e conteúdo | por |
dcterms.abstract | This research investigates children's drawings in Guarani, their relationships with their natural and cultural environment, seeking the same look on your own universe, so we know aspects of their customs and traditions. To this end we conducted a qualitative research, ethnographic, school Guarani indigenous municipality of Aracruz (Espírito Santo), with classes from 1st to 5th year of elementary school. Were discussed theories about children's drawing from the works of Iavelberg, Brent Wilson, Cola, among other authors who consider the design as a cultural product of a given society. The collected data were analyzed based on semiotics greimasiana, with emphasis in the plan of expression and content | eng |
dcterms.creator | Gama, Renata Lúcia de Assis | - |
dcterms.format | Text | eng |
dcterms.issued | 2011-06-06 | - |
dcterms.language | por | eng |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.publisher.initials | UFES | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.publisher.course | Mestrado em Educação | por |
dc.contributor.referee | Guimarães, Leda Maria de Barros | - |
dc.contributor.referee | Rebouças, Moema Lúcia Martins | - |
dc.contributor.referee | Pinel, Hiran | - |
Aparece nas coleções: | PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
RENATA LUCIA DE ASSIS GAMA.pdf | 3.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.