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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCola, César Pereira-
dc.date.accessioned2016-12-23T14:01:52Z-
dc.date.available2011-09-28-
dc.date.available2016-12-23T14:01:52Z-
dc.identifier.citationGAMA, Renata Lúcia de Assis. Desenho : diálogos étnicos e culturais com crianças Guarani. 2011. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/6087-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.rightsopen accesseng
dc.subjectDesenho infantilpor
dc.subjectCultura Guaranipor
dc.subjectArte - Educaçãopor
dc.subjectDiversidade culturalpor
dc.subjectDrawing Infanteng
dc.subjectGuarani cultureeng
dc.subjectArt - Educationeng
dc.subjectCultural diversityeng
dc.titleDesenho : diálogos étnicos e culturais com crianças Guaranipor
dc.typemasterThesiseng
dc.subject.udc37-
dc.subject.br-rjbnDesenho infantilpor
dc.subject.br-rjbnÍndios Guaranipor
dc.subject.br-rjbnPluralismo culturalpor
dc.subject.br-rjbnArte - Estudo e ensinopor
dcterms.abstractEsta pesquisa busca investigar nos desenhos das crianças Guarani, suas relações com seu ambiente natural e cultural, buscando o olhar das mesmas sobre o seu próprio universo, para que conheçamos aspectos de seus costumes e tradições. Para este fim realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, na escola indígena Guarani do município de Aracruz (Espírito Santo), com as turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Foram abordadas teorias sobre desenho infantil contidas nas obras de Iavelberg, Brent Wilson, Cola, entre outros autores que consideram o desenho como produto cultural de uma determinada sociedade. Os dados coletados foram analisados baseando-se na semiótica greimasiana, com ênfase no plano de expressão e conteúdopor
dcterms.abstractThis research investigates children's drawings in Guarani, their relationships with their natural and cultural environment, seeking the same look on your own universe, so we know aspects of their customs and traditions. To this end we conducted a qualitative research, ethnographic, school Guarani indigenous municipality of Aracruz (Espírito Santo), with classes from 1st to 5th year of elementary school. Were discussed theories about children's drawing from the works of Iavelberg, Brent Wilson, Cola, among other authors who consider the design as a cultural product of a given society. The collected data were analyzed based on semiotics greimasiana, with emphasis in the plan of expression and contenteng
dcterms.creatorGama, Renata Lúcia de Assis-
dcterms.formatTexteng
dcterms.issued2011-06-06-
dcterms.languageporeng
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.publisher.courseMestrado em Educaçãopor
dc.contributor.refereeGuimarães, Leda Maria de Barros-
dc.contributor.refereeRebouças, Moema Lúcia Martins-
dc.contributor.refereePinel, Hiran-
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