Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6114
Título: Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos
Autor(es): Mendes, Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira
Orientador: Chicon, José Francisco
Palavras-chave: Inclusão
Educação Física
Cotidiano e não cotidiano escolar
Inclusion
Physical Education
Daily life and not school daily life
Data do documento: 20-Ago-2010
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MENDES, Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira. Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos. 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Pedagógicos e Culturais da Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.
Resumo: Considerando a escassez de estudos específicos na área de Educação Física escolar e a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na escola regular, esta pesquisa teve como objetivo investigar e analisar o processo de inclusão de alunos com NEEs nos diferentes espaços-tempos da escola, com ênfase na Educação Física. Optou-se por uma pesquisa na perspectiva histórico-cultural, com abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso com inspiração etnográfica. Foram realizadas observações, num total de 112 horas, em uma turma de 6º ano de uma escola de ensino fundamental municipal em Vitória-ES. Os dados empíricos permitiram analisar dois casos distintos: a) o de um garoto com baixa visão, que tinha acesso ao conhecimento (científico, arte, entre outros) por meio da escola e a experiência escolar possibilitava-lhe transpor barreiras; b) o de um garoto com síndrome de Down, que tinha seu tempo apenas ocupado pela escola, e seu sucesso acadêmico era comprometido pela falta de propostas pedagógicas
Taking into consideration the lack of specific studies in the area of scholastic Physical Education and the inclusion of students with special educational needs at regular schools, the research aims at analyzing the process of inclusion of students with special educational needs in different space-time of the school, emphasizing Physical Education. It was chosen a research in the historical-cultural perspective, with a qualitative approach, characterized with a study case with ethnographical inspiration. There were observations, totalizing 112 hours, in a sixth grade group of a municipal elementary school in the district of Vitória, state of Espírito Santo. The empirical data permitted to analyze two distinct cases: a) a boy with low sight who had some access to knowledge (scientific, art, among others) through school and the school experience enabled him to pass through barriers; b) a boy with Down syndrome who occupied his time with school activities only, and his academic success was endangered by the lack of pedagogical proposals
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6114
Aparece nas coleções:PPGEF - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pretextuais - katiuscia.pdf302.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.