Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6117
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Otávio Guimarães Tavares da
dc.date.accessioned2016-12-23T14:02:14Z-
dc.date.available2012-05-31
dc.date.available2016-12-23T14:02:14Z-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Ana Gabriela Alves. Valores em jogo : cerimônias esportivas como rituais seculares de emulação de valores. 2012. 154 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Pedagógicos e Culturais da Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/6117-
dc.format.mediumtexten
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.rightsopen accessen
dc.titleValores em jogo : cerimônias esportivas como rituais seculares de emulação de valorespor
dc.typemasterThesisen
dcterms.abstractThe current study is aimed to elaborate an analysis on the emulation of values through rituals in a specific context: sports. To this end, we start from the comprehension that sport ceremonies such as the Olympic ceremonials embrace a ritualistic dimension which figures as a privileged stage to celebrate values (MORÁGAS, MacALOON and LLINÉS; 1995). The Olympic Games as central reference to other competitions is evident in the sport field in such a way that the quantity of olympics is increasing embracing sport competitions from the community level until the world context. It is noticeable that these competitions, directly or indirectly, are based on the Olympic model (as they have a symbolic flame , parade of delegations, oaths, hymns, among other elements). Based on this hypothesis, we tried to identify and analyze the values which orient different school games as well as the meanings and senses attributed to the opening ceremonies and sport by students-athletes and organizers who took part on four different school games. To do so, we combined the data that came from direct observation of the ceremonies, guided interviews with athletes and organizers, as well as questionnaires. Based on the previous hypothesis, it was noticeable that these school Olympics emulated the Olympic ceremony and its values and at the same time the promoted their own identity and specific values. However, through the organizer s speeches, the specific values of the events they promoted were difficult to distinguish from the Olympics and/or the values associated to sports in general. It was also perceptible that as more local the school games were (with smaller size and population), the shape of the ceremonies were featured in a more flexible way, specially, in regards to how and in which order the protocol elements were presented during the ceremony. In regards to the valuing representations of Olympic elements and symbols, it is clear that the ritual aspect of the sport ceremonies are objectively slightly comprehended on their meanings, but, we are subsidized to argue that the ceremony seems to keep its social efficacy in the production of beliefseng
dcterms.abstractA proposta deste estudo é elaborar uma análise que envolve a emulação de valores a partir de rituais em um contexto específico: o esportivo. Para isto, partimos da compreensão de que as cerimônias esportivas possuem uma dimensão ritualística que se constitui como um palco privilegiado para a celebração de valores (MORÁGAS, MacALOON e LLINÉS, 1995). Os Jogos Olímpicos como referência central de competição é evidente na esfera esportiva, de forma que a quantidade de olimpíadas se expande, abrangendo competições poliesportivas desde níveis comunitários até mundiais. Torna-se perceptível que, direta ou indiretamente, estas competições baseiam-se no modelo cerimonial olímpico. Baseando-se nesse pressuposto, buscamos identificar e analisar os valores que orientam diferentes jogos escolares bem como os sentidos e significados atribuídos às cerimônias de abertura e ao esporte por alunos-atletas e organizadores de quatro jogos escolares (selecionados intencionalmente). Para tanto, combinamos os dados advindos da observação direta das cerimônias, das entrevistas guiadas realizadas com alunos-atletas e organizadores, bem como da aplicação de questionários. Seguindo às hipóteses do estudo, percebeu-se que os jogos e olimpíadas escolares analisados emularam as cerimônias olímpicas e seus valores ao mesmo tempo em que promoveram sua identidade e valores específicos. Entretanto, constatou-se a partir das falas dos organizadores que as especificidades valorativas dos seus eventos não são claramente distinguíveis em relação aos Jogos Olímpicos e/ou aos valores associados ao esporte como um todo. Verificou-se também que à medida que os jogos escolares apresentam características mais locais (com menor dimensão e população), a forma das cerimônias parece configurar-se de maneira mais flexível, sobretudo, no que se refere a como e em que ordem os elementos protocolares são dispostos ao longo da cerimônia. No que se refere às representações valorativas dos elementos e símbolos olímpicos, percebe-se que o caráter ritual da cerimônia esportiva é objetivamente pouco compreendido em termos de significados pelos entrevistados, mas, temos subsídios para pensar que a cerimônia parece manter sua eficácia social situada na produção das crençaspor
dcterms.creatorMedeiros, Ana Gabriela Alves
dcterms.issued2012-03-28
dcterms.languageporpor
dcterms.subjectRituaispor
dcterms.subjectCerimônias de aberturapor
dcterms.subjectJogos Olímpicospor
dcterms.subjectValorespor
dcterms.subjectJogos escolarespor
dcterms.subjectRitualseng
dcterms.subjectOpening ceremonieseng
dcterms.subjectOlympic gameseng
dcterms.subjectValueseng
dcterms.subjectSchool games.eng
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEstudos Pedagógicos e Culturais da Educação Físicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.contributor.refereeBorges, Carlos Nazareno Ferreira
dc.contributor.refereeTodt, Nelson Schneider
frapo.hasFundingAgency
Aparece nas coleções:PPGEF - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao ANA GABRIELA MEDEIROS.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.