Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6175
Título: Estudo de roteirização de veículos com apoio de um sistema de informações geográficas: uma contribuição para o transporte urbano de empregados por uma frota de ônibus fretada
Autor(es): Salles, Rosemberg Silva
Orientador: Morais Neto, Gregório Coelho de
Palavras-chave: Transporte Fretado
Problema de Roteirização de Veículos
Sistema de Informações Geográficas
Chartered Transport
Vehicle Routing Problem
Geographic Information System
Data do documento: 21-Mai-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SALLES, Rosemberg Silva. Estudo de roteirização de veículos com apoio de um sistema de informações geográficas: uma contribuição para o transporte urbano de empregados por uma frota de ônibus fretada. 2013. 159 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.
Resumo: Este estudo tem o objetivo de desenvolver um procedimento de coleta e distribuição física de empregados por uma frota de ônibus fretada com o apoio de um sistema de informações geográficas, aplicando o problema de roteirização de veículos para uma possível otimização das rotas. Inicialmente é feita uma revisão de literatura sobre o transporte fretado de empregados, bem como dos problemas de roteirização de veículos e dos sistemas de informações geográficas. Em seguida é proposto um procedimento de roteirização, onde se caracteriza e delimita o problema de coleta e distribuição de empregados, além de definir os critérios de otimização de rotas. Para tanto, utiliza-se o software TransCAD no qual é feita a modelagem e proposta de resolução do problema. O procedimento foi aplicado a um estudo de caso em uma empresa de grande porte na Região Metropolitana da Grande Vitória, no Estado do Espírito Santo, que oferece transporte próprio as seus empregados. Foram gerados quatro cenários, onde se analisa a eficiência das rotas em termos de distâncias, tempos de viagem e custos operacionais. Os resultados gerados a partir do procedimento permitiram determinar em que cenários as rotas se mostram mais eficientes
This work aims to develop a procedure for collecting and physical distribution of employees by a fleet of chartered buses with the support of a geographic information system by applying the vehicle routing problem for possible optimization of routes. We begin with a review of the literature on chartered transport of employees, as well as the problems of vehicle routing and geographic information systems. Then we propose a routing procedure, which characterizes and defines the problem of collection and delivery of employees, in addition to defining the criteria for route ptimization. For this purpose, we use the software TransCAD where you do the modeling and the resolution of the problem. The procedure was applied to a case study in a large company in the Metropolitan Region of Vitória in Espírito Santo State, which provides transport their own to their employees. We generated four scenarios, analyzing the efficiency of the routes in terms of distances, travel times and operating costs. The results generated from the procedure allowed us to determine in what scenarios the routes are more efficient
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6175
Aparece nas coleções:PPGEC - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosemberg Silva Salles.pdf2.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.