Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6206
Título: Desenvolvimento de uma fonte de alimentação chaveada ajustável em tensão e corrente completamente controlada por microcontrolador e de alto fator de potência
Autor(es): Ventorini, Afonso
Orientador: Vieira, José Luiz Freitas
Coorientador: Simonetti, Domingos Sávio Lyrio
Palavras-chave: Conversores eletrônicos
Fator de potência
Controladores PID
Eletrônica de Potência
Data do documento: 29-Mar-2007
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: VENTORINI, Afonso. Desenvolvimento de uma fonte de alimentação chaveada ajustável em tensão e corrente completamente controlada por microcontrolador e de alto fator de potência. 2007. 76 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Centro Tecnológico, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2007.
Resumo: Este trabalho apresenta uma fonte de alimentação chaveada microcontrolada, com saída regulável de 0 a 30 V e limitação de corrente ajustável de 0 a 5 A, resultando em uma potência máxima de saída de 150 W. A fonte é composta por dois estágios de potência. O estágio de entrada é formado por um conversor boost operando como pré-regulador de fator de potência com condução descontínua de corrente, para entrada universal (127-220 V, 50/60 Hz), o que resulta em elevado fator de potência. O estágio de saída é formado por um conversor forward a dois transistores, o qual permite o ajuste tanto da tensão como da corrente de saída. As tarefas de controle dos dois conversores ficaram a cargo de um único microcontrolador, o qual é o responsável por manter fixo o valor da tensão do barramento de tensão contínua (saída do conversor boost), bem como pelo ajuste e a regulação da tensão e da corrente de saída (saída do conversor forward). As malhas de controle foram implementadas utilizando controladores proporcional-integral digitais. O acionamento dos conversores é feito através de periféricos de modulação por largura de pulso presentes no microcontrolador, operando com freqüência constante de 50 kHz. Além disso, o microcontrolador realiza a tarefa de interface com o usuário, para a qual utilizam-se potenciômetros para seleção da tensão e corrente de saída, e um mostrador de cristal líquido que apresenta os valores dessas grandezas.
This work presents a 0-30 V / 0-5 A microcontroller-based switched-mode power supply, providing up to 150 W output. The proposed power supply has two stages. The input stage is a boost converter as a power factor pre-regulator, that provides universal input (127-220 V, 50/60 Hz) with power factor correction. The output stage is a two transistor forward converter, that allows voltage and current adjust. A single microcontroller is in charge of controlling the two converters, being responsible for keeping the dc bus voltage fixed (boost converter output) and adjusting the output voltage and current (forward converter output). The control loops were implemented using proportional-integral controllers. The converters are driven by pulse width modulation peripherals of the microcontroller, working at a constant frequency of 50 kHz. Furthermore, the microcontroller does the user interface task through potentiometers to select output voltage and current, and a liquid crystal display to show their values.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6206
Aparece nas coleções:PPGEE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AFONSO VENTURIM.pdf510.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.