Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6226
Título: Um protótipo de uma ferramenta Web para gerência de serviços em ambientes de TI
Autor(es): Drago, Rodrigo Bonfá
Orientador: Garcia, Anilton Salles
Palavras-chave: Gerência de Serviços
Sistema de Gerência
Gerência de Nível de Serviço, Índice de Disponibilidade
Service Management, Management Systems, Service Level Management, Availability Index
Data do documento: 12-Abr-2006
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: DRAGO, Rodrigo Bonfá. Um protótipo de uma ferramenta Web para gerência de serviços em ambientes de TI. 2006. 117 f. Dissertação (Mestrado em Robótica; Automação Inteligente; Inteligência Artificial; Processamento de Sinais; Eletrônica de Pot) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2006.
Resumo: Devido ao crescimento da complexidade das redes e aplicações e à necessidade de serviços de TI (Tecnologia da Informação) distribuídos, houve uma mudança na forma pela qual os sistemas são gerenciados. O foco moveu-se da gerência orientada a dispositivos para a gerência orientada a serviços. Atualmente, pequenas e grandes organizações precisam de uma infra-estrutura de TI para suportar seus negócios, e esta infra-estrutura deve ser monitorada a fim de garantir o seu bom funcionamento. Métricas quantitativas devem ser medidas e utilizadas para se obter um feedback a respeito do funcionamento do ambiente de TI. Este trabalho propõe um sistema de gerência de serviços de rede, baseado em web, que utiliza padrões abertos e software livre, para ajudar na prática do Gerenciamento de Nível de Serviço (SLM Service Level Management) em ambientes de TI. Uma métrica aqui chamada de Índice de Disponibilidade de Sistema - IDS é considerada como uma maneira de medir a funcionalidade dos sistemas de ambientes de TI. A fim de validar o protótipo desenvolvido para o sistema proposto, um estudo de caso é apresentado e os principais resultados são analisados.
The increasing complexity in the networks and applications with the new demands for distributed information technology (IT) services has changed the way systems are managed. The focus has moved from device-oriented management to service-oriented management. Currently, small and large companies demand an IT infrastructure to support their business, and such infrasctructure has to be monitored. Quantitative metrics should be measured and used to get a feedback about the IT environment functionalities. This work proposes a web-based network service management system that use open standards and free software to help the practice of Service Level Management (SLM) at IT environments. A metric here named Service Availability Index - is presented as a way to measure the IT environment system functionalities. To validate the prototype developed for the system proposed, a case study is presented and the main results are analyzed.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6226
Aparece nas coleções:PPGEE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DissertacaoMestradoRodrigoBonfaDrago.pdf3.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.