Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6287
Título: Quantização de Laços no Modelo BF em 2+1 dimensões
Autor(es): Mendonça, Diego Cézar Monteiro de
Orientador: Piguet, Olivier
Coorientador: Constantinidis, Clisthenis Ponce
Palavras-chave: gravitação quântica
modelo BF
quantização canônica
quantização via lações
rede de spin
Data do documento: 9-Mar-2010
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MENDONÇA, Diego Cézar Monteiro de. Quantização de Laços no Modelo BF em 2+1 dimensões. 2010. 188 f. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.
Resumo: O objetivo deste trabalho é servir como um texto introdutório aos seguintes assuntos: quantização canônica, quantização de laços e modelo BF. Para tal, desenvolvemos ferramentas matemáticas apropriadas para se tratar uma teoria de calibre topológica do tipo Yang-Mills em geral, para formular uma ação covariante e estudar suas simetrias via o método de quantização canônica de Dirac, também conhecido como método hamiltoniano vinculado. Este método é desenvolvido extensamente, embora mantenha o caráter introdutório, para o caso do modelo BF de 2+1 dimensões, que em seguida quantizamos via laços e encontramos identificações de todo este processo com a teoria da relatividade geral expressa como uma teoria de calibre. Por último, nós veremos como se desenvolve a mecânica quântica destas teorias de calibre descrevendo a base para nossas funções de estado que é chamada de rede de spin, bem como a dinâamica destas teorias quantizadas por laços que é descrita pelo formalismo dos spin foams e ainda o cálculo de alguns observáveis associados a nossos estados.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6287
Aparece nas coleções:PPGFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSc - Diego - Final.pdf1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.