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Título: A expansão Centro-Metropolitana da Grande Vitória nos principais eixos viários
Autor(es): Ferreira, Keliton de Oliveira
Orientador: Coelho, André Luiz Nascentes
Palavras-chave: Região Metropolitana
Transporte
Mobilidade
Metropolitan Region
Transport
Mobility
Data do documento: 19-Set-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: FERREIRA, Keliton de Oliveira. A expansão Centro-Metropolitana da Grande Vitória nos principais eixos viários. 2012. 160 f. Dissertação (Mestrado em Natureza, Técnica e Território) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
Resumo: Em virtude da explosão urbana ocorrida no final do século XX, várias cidades brasileiras se agregaram resultando em uma rede continua de comunidades urbanas denominada conurbação ou região metropolitana. Fenômeno semelhante aconteceu na Grande Vitória cuja Região Metropolitana foi oficialmente criada em 21/02/1995 e, atualmente, agrega sete municípios. Quatro deles se destacam formando uma área que, nesse estudo é denominada de área Centro-Metropolitana, composta por Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Uma série de fatores são responsáveis pela ampliação da mancha urbana, dentre eles o crescimento populacional e econômico e os aspectos naturais locais. Contudo, o fator transporte ocupa posição importante entre eles, visto que propicia a mobilidade de pessoas e de negócios e a interligação dos espaços construídos. Neste trabalho são apresentadas a relação de interdependência entre os principais eixos viários centro-metropolitanos e o avanço da área urbana, tomando por base a influência dos distritos e áreas industriais, a atuação do mercado imobiliário, a importância do transporte coletivo e também os aspectos geográficos envolvidos, como o relevo e a hidrografia. O modal rodoviário e a malha viária são relacionados à configuração espacial na mancha urbana. Projetos futuros e em implantação são analisados com o auxilio de Sistema de Informações Geográficas para traçar uma perspectiva das direções dos fluxos urbanos e, a partir de então, supor como será no futuro. Os resultados desse estudo evidenciaram a interdependência entre expansão urbana e eixos viários, através da observação de algumas áreas na região centro-metropolitana, onde a implantação de grandes vias contribuiu para a expansão ou adensamento urbano, ou mesmo o inverso. Todas as áreas de prováveis crescimentos da malha urbana estão entre aquelas com perspectivas de receber grandes investimentos em infraestrutura viária
Due to the urban growth that occurred in the late twentieth century, many Brazilian cities were aggregated resulting in a continuous network of urban communities called conurbation or metropolitan area. A similar phenomenon happened in Greater Vitoria, whose metropolitan area was officially created in 21/02/1995, and currently comprises seven counties. Four of them stand out forming an area which in this study is called the Central Metropolitan Area, composed by Vitoria, Vila Velha, Serra, and Cariacica. A number of factors are responsible for the expansion of the urban area, including population and economic growth and environmental aspects. However, the transport factor has an important position among them, since it provides the mobility of people and businesses, and interconnection of built spaces. This study presents the interdependence between major roads and the urban occupied area, based on the influence of the districts and industrial areas, the performance of the housing market, the importance of public transportation and geographical aspects like relief and hydrograph. The road transport and its network are related to the spatial configuration of the urban sprawl. Actual and future projects are analyzed with the help of Geographic Information System to predict the vectors of urban flow growth. The results of this study highlighted the interdependence between urban sprawl and the road system, through the observation of some areas in the central metropolitan where the establishment of major roads contributed to the expansion or urban density, or the other way round. Areas that are likely to growth are among those which have prevision of receiving large investments in road infrastructure
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6291
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