Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6433
Título: O itinerário da estrela : deslocamento e construção da identidade
Autor(es): Pin, Adriana
Orientador: Ribeiro, Francisco Aurélio
Data do documento: 29-Nov-2005
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: PIN, Adriana. O itinerário da estrela: deslocamento e construção da identidade. 2005. 126 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2005.
Resumo: Estudo sociocultural da obra A hora da estrela de Clarice Lispector sobre o processo de massificação e a intervenção da indústria cultural, discutindo o descentramento e a construção da identidade, envolvendo num contraponto o novo local da cultura em tempos de globalização. Considerando a massificação social e cultural, toma-se a personagem Macabéa como ponto central da análise, associando-a aos deslocamentos do sujeito ocorridos durante o período histórico, a partir do século XVIII até a atualidade. Uma vez que o contexto da obra possibilita formular um estudo acerca do movimento migratório, estabelece-se uma relação com a construção e desconstrução da identidade, por meio dos deslocamentos ocorridos em termos geográficos, sociais e culturais. A partir do sujeito pós-moderno que vive numa sociedade de consumo em forma de aldeia global, sustenta-se a hipótese de que o fenômeno da cultura de massa veiculada pela indústria cultural necessita ser estudado em sua particularidade e totalidade, evitando-se o lugar-comum de uma postura excludente e preconceituosa. Procura-se observar o sujeito envolvido nesse processo, como e por que isso ocorre. Conclui-se que a ausência da linguagem e a dificuldade em ser articulada pela personagem Macabéa consistem em alguns fatores que levam à massificação sociocultural e à impossibilidade de se construir uma identidade de forma consciente e livre. Contudo, há uma busca pela personagem, durante o itinerário narrativo, que culmina com a hora da sua morte, o momento em que se torna, metaforicamente, uma estrela. Nesse instante, Macabéa conhece a liberdade, a possibilidade da linguagem no silêncio e constrói/desconstrói sua existência, sua identidade.
Estudio sociocultural de la obra A hora da estrela de Clarice Lispector sobre el proceso de masificación de la industria cultural, discutiendo el descentramiento y la construcción de la identidad, envolviendo en un contrapunto el nuevo local de la cultura en tiempos de globalización. Considerando la masificación social y cultural, se toma el personaje Macabéa como punto central del análisis, asociándola a las dislocaciones del sujeto ocurrido durante el periodo histórico, a partir del siglo XVIII hasta la actualidad. Una vez que el contexto de la obra posibilita formular un estudio a cerca del movimiento migratorio, se establece una relación con la construcción y desconstrucción de la identidad, por medio de las dislocaciones ocurridas en términos geográficos, sociales y culturales. A partir del sujeto posmoderno que vive en una sociedad de consumo en forma de aldea global, se sostiene la hipótesis de que el fenómeno de la cultura de masa difundida por la industria cultural necesita ser estudiada en su particularidad y totalidad, evitándose el lugar común de una postura excluyente y preconceptuosa. Buscase observar el sujeto envuelto en ese proceso, como y por que eso ocurre. Se concluye que la ausencia del lenguaje y la dificultad en ser articulada por el personaje Macabéa consisten en algunos factores que llevan a la masificación sociocultural y a la imposibilidad de construir una identidad de forma conciente y libre. Con todo, hay una busca por el personaje, durante el itinerario narrativo, que culmina con la hora de su muerte, el momento en que tornase, metafóricamente, una estrella. En ese instante, Macabéa conoce la libertad, la posibilidad del lenguaje en el silencio y construye/desconstruye su existencia, su identidad.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6433
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese (pre-texto).pdf39.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.