Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6439
Título: Encontraria a literatura? As buscas pela Maga em Rayuela, de Julio Cortázar
Autor(es): Dadalto, Weverson
Orientador: Nascimento, Jorge Luiz do
Data do documento: 25-Mai-2010
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: DADALTO, Weverson. Encontraria a literatura? As buscas pela Maga em Rayuela, de Julio Cortázar. 2010. 202 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.
Resumo: Rayuela, de Julio Cortázar, empreende uma busca por uma literatura que seja capaz de promover o encontro com uma outra realidade possível, questionando assim os valores estéticos, cognitivos e sociais do Ocidente. A Maga, que se apresenta em diversas outras mulheres do romance, é a melhor representação dessa busca; por constituir-se enquanto poesia, a Maga está ligada a personagens femininas de outras obras literárias renovadoras, tanto de outros escritores quanto do próprio Cortázar. Horacio Oliveira, por sua vez, protagonista buscador, pensa questões existenciais e estéticas que o relacionam também a outros grandes personagens. A busca pela literatura aparece, por fim, no debate do autor fictício Morelli, cujas proposições elevam a um plano teórico-especulativo a busca pela Maga, simbólica, empreendida por Oliveira. Por meio de uma análise interpretativa e da investigação de algumas relações intertextuais, tentamos uma aproximação pessoal desse romance cortazariano, aventurando-nos no jogo proposto pelo texto, cujos resultados são aqui apresentados.
Rayuela, de Julio Cortázar, emprende una búsqueda por una literatura que sea capaz de promover el encuentro con otra realidad posible, cuestionando así los valores estéticos, cognitivos y sociales del Occidente. La Maga, que se presenta en diversas otras mujeres de la novela, es la mejor representación de esa búsqueda; por constituirse como poesía, la Maga está ligada a personajes femeninas de otras obras literarias renovadoras, tanto de otros escritores como del propio Cortázar. Horacio Oliveira, por su vez, protagonista buscador, piensa cuestiones existenciales y estéticas que lo relacionan también a otros grandes personajes. La búsqueda por la literatura aparece, por fin, en el debate del autor ficticio Morelli, cuyas proposiciones elevan a un plan teórico-especulativo la búsqueda por la Maga, simbólica, emprendida por Oliveira. Por medio de un análisis interpretativo y de la investigación de algunas relaciones intertextuales, hemos intentado un acercamiento personal a esa novela cortazariana, aventurándonos en el juego propuesto por el texto, cuyos resultados son aquí presentados.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6439
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Weverson Dadalto.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.