Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6467
Título: O ensino de parte da geometria do ensino fundamental: análise de dificuldades e sugestão de sequência didática
Autor(es): Leite, Rondineli Schulthais
Orientador: Rosado Filho, Moacir
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
GeoGebra
Geometria
Nono ano
Sequência didática
Teaching and learning
GeoGebra
Geometry
Ninth year
Didactic sequence
Data do documento: 12-Abr-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: LEITE, Rondineli Schulthais. O ensino de parte da geometria do ensino fundamental: análise de dificuldades e sugestão de sequência didática. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.
Resumo: This paper aims to build an effective and systematic learning of the most important geometric concepts of the ninth year of elementary school, using the software GeoGebra as an innovative tool in building a didactic sequence that contributes significantly to the understanding of the geometric content. They are: similarity of triangles, Tales theorem, metric relations in the rectangle-triangle, trigonometry and the Pythagorean theorem. It is hoped that these contents are worked harmoniously, unlike the common practice that organizes these issues on topics as if there was no connection between their concepts. We conducted an investigative research with students and teachers in order to observe the main problems students have in learning geometry in ninth grade, and check possible mistakes made in the teaching and learning process of these geometrical concepts. In possession of the search results, we started the didactic sequence construction, seeking to unclog the main obstacles observed in the leading of these contents, favoring organized learning with teacher s guidance, but constructed by the student. For this, we produced five activities in an introductory aspect, exclusively, of these issues, organized in labor routings so to lead students onto a gradual and consistent learning through manipulations performed in the software GeoGebra. The evaluation of this suggestion of didactic sequence becomes important and deserves further studies to verify how effective it is as a tool in the conducting of teaching these geometric contents
Este trabalho tem por objetivo construir um aprendizado sistemático e eficaz de parte dos mais importantes conceitos geométricos do nono ano do ensino fundamental, utilizando o software GeoGebra como instrumento inovador na construção de uma sequência didática que contribua de forma significativa na compreensão dos conteúdos geométricos. São eles: semelhança de triângulos, teorema de Tales, relações métricas no triângulo retângulo, teorema de Pitágoras e trigonometria. Deseja-se que estes conteúdos sejam trabalhados de forma harmoniosa, diferentemente da prática comum que organiza estes assuntos em tópicos como se não houvesse interligação entre seus conceitos. Realizamos pesquisas investigativas com alunos e professores no intuito de observar as principais dificuldades dos estudantes no aprendizado da geometria do nono ano e de verificar possíveis equívocos realizados no processo de ensino-aprendizagem desses conceitos geométricos. Em posse dos resultados da pesquisa, iniciamos a construção da sequência didática, buscando desobstruir os principais obstáculos observados na condução desses conteúdos, favorecendo o aprendizado organizado com orientação do professor, mas construído pelo próprio aluno. Para isso, produzimos cinco atividades de aspecto exclusivamente introdutório desses assuntos, organizadas em roteiros de trabalho de tal forma a conduzir os alunos ao aprendizado gradual e consistente por meio de manipulações realizadas no software GeoGebra. A avaliação desta sugestão de sequência didática se faz importante, merecendo estudos posteriores que a verifique como instrumento metodológico eficaz na condução do ensino desses conteúdos geométricos
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6467
Aparece nas coleções:PPGMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rondineli Schulthais Leite - Introducao_ Problema e Metodologia.pdf391.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.