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dc.contributor.advisorOrtega, Antonio Carlos
dc.date.accessioned2016-12-23T14:37:56Z-
dc.date.available2013-04-16
dc.date.available2016-12-23T14:37:56Z-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Thaís Prando. Avaliação de aspectos psicogenéticos do nível de análise heurística de crianças por meio do jogo lig-4. 2012. 162 f. Dissertação (Mestrado em Processos Psicossociais; Processos de Desenvolvimento; Psicologia Social e Saúde) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/6646-
dc.format.mediumtexten
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.rightsopen accessen
dc.titleAvaliação de aspectos psicogenéticos do nível de análise heurística de crianças por meio do jogo lig-4por
dc.typemasterThesisen
dcterms.abstractEsta pesquisa investigou, em uma abordagem psicogenética, aspectos do funcionamento cognitivo de crianças por meio de um jogo regras com base na teoria de Piaget. Participaram do estudo 21 crianças, de ambos os sexos, com idades de oito e doze anos, de uma escola pública de Ensino Fundamental de Vitória-ES. A coleta de dados ocorreu em três encontros por dupla, utilizando-se como instrumento o jogo Lig-4 e um protocolo contendo questões e situações-problema. O primeiro encontro foi realizado em duas etapas: uma de aprendizagem e outra de prática do jogo. O segundo em dois momentos, sendo um destinado à prática do jogo e outro à primeira avaliação do nível de análise heurística. No terceiro realizou-se a prática do jogo e a segunda avaliação do nível de análise heurística. Os dados foram analisados por meio de níveis de análise heurística formulados em relação aos Sistemas Cognitivos I e II propostos por Piaget. Entre os resultados, verificou-se que a situação destinada à primeira avaliação e a ampliação da prática do jogo, não possibilitaram uma melhora expressiva no nível de análise heurística dos participantes de ambas as idades na segunda avaliação. No entanto, comparando-se o desempenho das crianças das duas idades, constatou-se que o das de doze anos foi superior ao das de oito anos, sendo que no Sistema Cognitivo I elas alcançaram níveis mais complexos do que no Sistema Cognitivo II. Conclui-se que o jogo Lig-4 mostrou-se adequado para a análise de Sistemas Cognitivos, fornecendo subsídios para trabalhos de avaliação e intervençãopor
dcterms.abstractThis research has investigated, in a psychogenetic approach, childrens cognitive function aspects through a game of rules based on Piagets theory. Twenty-one children participated in this study, from both genders, ages varying from eight to twelve, from a public elementary school from Vitória ES. Data gathering occurred in three meeting per pair, utilizing the game lig-4 and a protocol containing questions and problem-situations. The first meeting was made in two phases: learning and game practice. The second one, in two moments, being one destined to game practice and, the other one, to the first assessment of heuristic analysis level. On the third meeting there were more game practice and the second assessment on heuristic analysis level. Data was analyzed using heuristic analysis levels formulated in relation to Cognitive Systems I and II proposed by Piaget. Among the results, it was verified that the situation destined to the first assessment and game practice expansion did not offer an expressive improvement on heuristic analysis level in the participants from both ages on the second assessment. However, comparing both participants performances, it was stated that the twelve-year-olds performances was superior than the eight-year-olds , taking in consideration that on Cognitive System I they ve achieved more complex levels than on Cognitive System II. It was concluded that, the game lig-4 was adequate to analyze Cognitive Systems, providing resources for evaluation and intervention jobseng
dcterms.creatorOliveira, Thaís Prando
dcterms.issued2012-08-20
dcterms.languageporpor
dcterms.subjectPsicologia Genéticapor
dcterms.subjectSistema cognitivopor
dcterms.subjectAnálise heurísticapor
dcterms.subjectJogos de regraspor
dcterms.subjectGenetics psychologyeng
dcterms.subjectCognitive systemseng
dcterms.subjectHeuristic analysiseng
dcterms.subjectGames of ruleseng
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentProcessos Psicossociais; Processos de Desenvolvimento; Psicologia Social e Saúdepor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANOpor
dc.contributor.refereeSantos, Claudimara Chisté
dc.contributor.refereeQueiroz, Sávio Silveira de
frapo.hasFundingAgency
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