Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6651
Título: Promoção de comportamentos saudáveis em pré-escolares: uma proposta de enfermagem
Título(s) alternativo(s): Description and analysis of a programme of habits promotion healthy in pre-school.
Promoción de hábitos saludables en preescolares: una proposta de la Enfermaría.
Autor(es): Souza, Manoel Messias Alves de
Orientador: Enumo, Sônia Regina Fiorim
Coorientador: Paula, Kely Maria Pereira de
Palavras-chave: Promoção da saúde
Educação em saúde
Pré-escolar
Promoting health
Health education
Preschool
Data do documento: 29-Out-2010
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SOUZA, Manoel Messias Alves de. Description and analysis of a programme of habits promotion healthy in pre-school. 2010. 131 f. Dissertação (Mestrado em Processos Psicossociais; Processos de Desenvolvimento; Psicologia Social e Saúde) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.
Resumo: A saúde da criança em idade pré-escolar, no sertão pernambucano, compõe um quadro crítico, havendo em Petrolina, PE, Brasil, mais de seis mil e quinhentos menores de cinco anos expostos a doenças, como desnutrição infantil, infecções respiratórias agudas, sarampo, entre outras, que potencializam ambientes desfavoráveis ao desenvolvimento infantil, dado o alto índice de pobreza dessas famílias. A maior parte desses problemas poderia ser evitada por ações de promoção de saúde, especialmente no contexto escolar. Com esse enfoque, este trabalho apresenta dois estudos sobre a contextualização, descrição e análise de um programa de educação em saúde, com caráter lúdico, realizado numa creche-escola de Petrolina, PE, identificando os comportamentos de autocuidados dos alunos e as práticas pedagógicas, segundo relatos dos profissionais de ensino. O Estudo 1 apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre as experiências do Programa Escolas Promotoras de Saúdena Educação Infantil, publicadas nos últimos cinco anos no Brasil, denotando as dificuldades encontradas no tocante à implementaçãode Políticas Públicas que efetivamente contribuam para melhorar o ensino da saúde em nosso país. No Estudo 2, o Projeto Esparadrápicos: (re)construindo sua saúde foi analisado com base nas entrevistas de 8 profissionais e da coordenadora da creche-escola, utilizando um protocolo com 30 questões relativas à avaliação dos efeitos do Projeto sobre os comportamentos de autocuidados dos alunos e na prática pedagógica. Os dados foram categorizados segundo o conteúdo das respostas, mostrando a relevante contribuição que ações desenvolvidas com caráter lúdico e sistematizadas oferecem para o processo educacional nas escolas de ensino infantil. Este trabalho apresenta também em anexo um artigo publicado que relata a aplicação do Projeto Esparadrápicos: (re) construindo a sua saúde em 255 alunos de uma creche-escola de Petrolina, PE e um livro, mostrando seu potencial de transferência de conhecimento para a prática profissional, na área de Educação em Saúde.
The child’s health in preschool age is critical in the region from Pernambuco, what means in Petrolina, PE, Brazil, more than six thousand and five hundred children under five years are exposed to diseases, like child malnutrition, acute respiratory infections, measles, among other diseases, that promote unfavourable atmospheres to the children development, due to the high poorness of their families. Most of those problems could be avoided with actions of health promotion, especially at the school. In this way, this work presents three studies about contextualization, description and analysis of an education program in health, with playful character, made in a nursery-school of Petrolina, PE, identifying behaviours of autocares of the students and teaching practices, according to experience reports of the professionals of teaching. The Study 1 presents a systematic review of the literature about the experiences of the Programme Promotorae Health Schools in the Child Education, published in the latest five years in Brazil, showing difficulties found in the implementation of Public Policies that contribute to improve the teaching in our country. In Study 2, Project Esparadrápicos: (re) constructing their health was analyzed based on the interviews of 8 professionals and coordinator of nursery-school, using a protocol with 30 questions concerning the assessment of the effects of the Project on the self-care behaviors of students and teaching practice. The data were categorized according to the content of the answers, showing the significant contribution those actions undertaken with playful and systematized to offer educational process in schools teaching children. This work hasalso attached an article that reports the application of Project Esparadrápicos: (re) constructing their health by 255 students from a nursery-school Petrolina, PE and a book, showing its their potential to transfer knowledge to practice professional in the area of Health Education.
La salud del niño en edad preescolar, en la región pernambucana, compone un cuadro crítico, habiendo en Petrolina, PE, Brasil, más de seis mil y quinientos menores de cinco años están expuestos a enfermedades, como la desnutrición infantil, infecciones respiratorias agudas, sarampión, entre otras, que potencian ambientes desfavorables al desarrollo infantil, dado el alto índice de pobreza de esas familias. La mayor parte de estos problemas podrían ser evitados por acciones de promoción de salud, en especial en el contexto escolar. Con ese enfoque, este trabajo presenta tres métodos de estudios sobre la contextualización, descripción y análisis de un programa de educación en salud, con carácter lúdico, realizado en una guardería escuela de Petrolina, PE, identificando los comportamientos de auto cuidados de los alumnos y las prácticas pedagógicas, según relatos de los profesionales de enseñanza. En el método de Estudio 1 presenta una revisión sistemática de la literatura sobre las experiencias del Programa Escuelas Promotoras de Salud en la Educación Infantil, publicadas en los últimos cinco años en Brasil, denotando las dificultades encontradas en el proceso de implementación de Políticas Públicas que efectivamente contribuyan para mejorar la enseñanza en nuestro país. En el Estudio 2, el Proyecto Esparadrápicos: (re) construyendo su salud fue analizado con base en las entrevistas de 8 profesionales y dela coordinadora de la crecheescuela, utilizando un protocolo con 30 cuestiones relativas a la evaluación de los efectos del Proyecto sobre los comportamientos de autocuidados de los alumnos y en la práctica pedagógica. Los datos fueron categorizados según el contenido de las respuestas, mostrando la relevantecontribución que acciones desarrolladas con carácter lúdico y sistematizadas ofrecen para el proceso educacional en las escuelas de enseñanza infantil. Este trabajo presenta también en adjunto un artículo publicado que relata la aplicación del Proyecto Esparadrápicos: (re) construyendo su salud en 255 alumnos de una crecheescuela de Petrolina, PE y un libro, mostrando su potencial de transferencia de conocimiento para la práctica profesional, en el área de Educación en Salud.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6651
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Manoel Messias Alves de Souza.pdf874.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.