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Título: Entre rumores de guerra e musicalidades : histórias em meio à educação inclusiva
Autor(es): Kuster, Patrick Stefenoni
Orientador: Louzada, Ana Paula Figueiredo
Palavras-chave: Psicologia
Educação inclusiva
Relação de poder
Psychology
Inclusive education
Power relationship
Data do documento: 22-Fev-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: KUSTER, Patrick Stefenoni. Entre rumores de guerra e musicalidades : histórias em meio à educação inclusiva. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Institucional) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.
Resumo: A Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Domingos Martins (ES) vem articulando políticas públicas de educação inclusiva/educação especial na perspectiva da inclusão (BRASIL, 2008). Nesse sentido, a fim de atender os deficientes na rede regular de ensino, ela organizava o Centro de Referência em Educação Inclusiva. Mas quem vai tomando o cenário não são os deficientes, e sim os alunos agressivos , hiperativos , violentos . Do cotidiano de um exercício psi que compõe o Centro de Referência, indaga-se o que estes alunos vêm afirmando. Isso permite uma abertura ao testemunho direto, colocando em análise as implicações deste equipamento de referência na sua multifacetada relação com as escolas municipais de ensino regular. Nessa trajetória, a educação inclusiva vai colocando em evidência modos de se ocupar a cidade de Domingos Martins, uma certa distribuição de lugares. Esses alunos traziam, na espessura de seus corpos, matizes de mundos desconhecidos, de cidades irredutíveis a grande cidade turismo, de comunidades pobres, de homens do campo, de ruas que não eram as de Pedra Azul, dimensões inconcebíveis ao crepitar da racionalidade humana desprezível, uma estranheza muda, um sussurro das trevas
The Municipal Secretariat of Education and Sports Domingos Martins (ES) has been articulating policies of inclusive education / special education from the perspective of inclusion (BRAZIL, 2008). Accordingly, in order to meet the disabled into the regular school system, she organized the Reference Center on Inclusive Education. But who is taking the stage are not disabled, but the "aggressive students", "hyperactive", "violent". Of daily exercise psi comprising the Reference Center, we look into what these students have been saying. This allows an opening to direct testimony, putting in analyzing the implications of the reference equipment in its multifaceted relationship with municipal schools of education. In this trajectory, inclusive education will bringing out ways to occupy the town of Domingos Martins, a certain distribution of seats. These students brought in the thickness of their bodies, shades of unknown worlds, of the great cities irreducible city tourism, poor communities, men s field, the streets were not the of Pedra Azul, inconceivable dimensions to the crackle of human rationality negligible , a strangeness mute, a whisper of darkness
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6715
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