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Título: Cartografando estratégias de resistência construídas por educadores no cotidiano de trabalho numa escola de Vitória-ES
Título(s) alternativo(s): Mapping resistance strategies constructed by educators in the daily work in a school in Vitória-ES
Cartographiant les strategies de resistence construites par les educateurs dans le quotidien du travail dans une ecole dans la ville de Vitória-ES
Cartografando estrategias de resistencia construídas por educadores em el cotidiano de trabajo de una escuela de Vitória-ES
Autor(es): Barros, Maria Elizabeth Barros de
Teixeira, Danielle Vasconcelos
Aragão, Elizabeth Maria Andrade
Palavras-chave: Saúde do trabalhador
Trabalho
Educação de crianças
Ambiente de trabalho
Condições de trabalho
Occupational health
Work
Early childhood education
Working environment
Working conditions
Data do documento: Out-2008
Citação: BARROS, Maria Elizabeth Barros de; TEIXEIRA, Danielle Vasconcelos; ARAGÃO, Elizabeth Maria Andrade. Cartografando estratégias de resistência construídas por educadores no cotidiano de trabalho numa escola de Vitória-ES. Psicol. USP, São Paulo, v. 19, n. 4, p. 519-546, out./dez. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pusp/v19n4/v19n4a10.pdf>. Acesso em: 13 maio 2011.
Resumo: Este estudo buscou cartografar as estratégias de resistência construídas por professores de uma escola pública municipal de ensino infantil da cidade de Vitória, considerando a dinamicidade da produção de saúde e doença. A cartografia se efetivou por meio de vivência institucional, entrevistas, construção de um diário de campo, questionários, fotografias e confrontação-validação dos resultados com o coletivo de trabalhadores. Apesar de todas as nocividades do ambiente de trabalho, os professores não se deixam paralisar e criam estratégias, novas formas de fazer seu trabalho, buscando condições menos adoecedoras para o desenvolvimento de suas atividades que, quando coletivizadas, potencializam o processo inventivo desses trabalhadores. Os resultados da pesquisa indicam a importância dessas discussões, uma vez que dão visibilidade a essas formas de luta, o que pode promover transformação do que é vivido nas escolas hoje.
ABSTRACT This study mapped the strategies of resistance constructed by professors front to a harmful work, objectifying to to fortify these forms of confrontations and to collaborate for the transformation of the factors that intervene with the health of these educators. We mapped these movements that are put in functioning in school by means of: institutional experience, interviews, a construction of a diary, questionnaires, photography and confrontation of the results in the collective of workers. We perceive that although all the adversities, the teachers are not left to paralyze and they create proper strategies, new forms to make their work, searching less harmful conditions for their life. By making public these forms of confrontation, this research fortify the creative process of these workers and, at the same time, makes the results allow to the educators the accomplishment of quarrels on the bred strategies front to the adversities, making visible these forms of fight and fortifying the transformation of this reality.
RÉSUMÉ Cette étude vise à cartographier les stratégies de résistence construites par les éducateurs d'une école publique d'enseignement pour enfants de Vitória-ES, considérant la dinamicité de la production de santé et de maladie. La cartographie est basée sur le vécu institutionnel au quotidien, des entretiens, de la constrution d'un journal d'activités, des enquêtes, des photographies et de la confrontation-validation des résultats avec le collectif des travailleurs. Malgré les aspects négatifs liés à l'ambiance de travail, les enseignants ne se découragent pas et ils créent de nouvelles stratégies pour travailler, en poursuivant des conditions de travail saines quand ils développent leurs activités. L'étude conclut qu'ils peuvent augmenter leur puissance et leur processus inventif en parlant collectivement de ces situations. Les résultats de la recherche indiquent l'importance de ces discussions pour éclaircir ces formes de lutte et rendre possible la transformation de ce qui est vécu dans les écoles aujourd'hui.
RESUMEN Este estudio intentó cartografar las estrategias de resistencia construidas por docentes de una escuela pública de enseñanza de niños de la ciudad de Vitória, considerando la dinamicidad de la producción de salud y enfermedad. La cartografia se efectuó por medio de vivencia institucional, entrevistas, construcción de un diario de campo, cuestionarios, fotografías y un proceso de confrontación-validación de los resultados con el colectivo de trabajadores. A pesar de toda la nocividad del ambiente laboral, los docentes no se dejan paralizar y crean estratégias: nuevas formas de ejecutar su trabajo, buscando condiciones saludables para el desarollo de sus actividades que, cuando colectivizadas, potencían el proceso inventivo de esos trabajadores. Los resultados de la investigación indican la importancia de estas discusiones, pues dan visibilidad a esas formas de lucha, podendo hacer viables transformaciones de lo que es hoy vivido en las escuelas.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/672
ISSN: 0103-6564
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