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Título: A implementação da política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola municipal de Vitória/ES : apostas e tensionamentos
Autor(es): Romanio, Marcel Bittencourt
Orientador: Heckert, Ana Lúcia Coelho
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Educação
Análise institucional
Young and adult education
Education
Institutional analysis
Data do documento: 19-Set-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: ROMANIO, Marcel Bittencourt. A implementação da política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola municipal de Vitória/ES : apostas e tensionamentos. 2011. 93 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Institucional) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
Resumo: Este trabalho visou acompanhar os efeitos do processo de implementação da política municipal de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública do município de Vitória/ES. Para a análise dos dados produzidos na pesquisa realizada lançamos mão de dois vetores, a saber: a constituição das práticas educacionais que tecem a Educação de Jovens e Adultos no Brasil e os processos que permearam a implementação da política de EJA, formulada a partir de 2005 pela Secretaria Municipal de Educação de Vitória/Espírito Santo (SEME/ES). A pesquisa abarcou vivência institucional e entrevistas com docentes que atuam na modalidade EJA em uma escola da rede municipal de Vitória/ES, entrevistas com a equipe de coordenação da política de EJA que atua no órgão central (SEME) e participação em reuniões de formação dos docentes. O trabalho destaca alguns movimentos que foram experimentados pelos docentes como tensões que permearam o processo de implementação da política municipal de EJA na escola em que a pesquisa foi realizada, tais como: a chegada da proposta à escola; as tensões, os impasses e as conquistas, interferindo nessa mesma política; a formação e os processos de gestão do trabalho docente; o processo de juvenilização da EJA, dentre outros. O processo de implementação da política de EJA no município de Vitória/ES, vem se efetuando em consonância às proposições tecidas no campo da EJA em âmbito nacional. A partir da pesquisa realizada vimos que o processo de implementação experimentado provocou desestabilização nas práticas institucionalizadas na escola e ainda, os debates efetuados com os profissionais da escola provocaram desvios na proposta apresentada pela equipe de coordenação da EJA na SEME/ES
This study aimed to monitor the effects of the implementation process of the municipal policy for Youth and Adults (EJA) in a public school in the city of Vitória/ES. To analyze the data produced in the survey we used two vectors, namely the establishment of educational practices that weave the Youth and Adult Education in Brazil and the processes that permeated the implementation of adult education policy, formulated from 2005 by the Municipal Education Victoria / Holy Spirit (SEME/ES). The survey encompassed institutional experience and interviews with teachers who work in adult education in a school sport in the municipal Vitória/ES, interviews with team policy coordination EJA that acts at the central (SEME) and participation in meetings of the training teachers. The paper highlights some moves that were experienced by teachers as tensions that permeated the process of implementing a policy of municipal adult education school in the survey, such as the arrival of the proposal to the school, the tensions, dilemmas and achievements interfering in the politics of adult education, training and management processes of teaching, the process of juvenilization EJA, among others. The process of implementing a policy of adult education in Vitória/ES has been performing in line with propositions woven into the field of adult education nationwide. In the survey we have seen from the implementation process caused destabilization experienced in institutionalized practices in school and also the discussions conducted with teachers often diverted the proposal submitted by the coordination team of the EJA SEME/ES
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6726
Aparece nas coleções:PPGPSI - Dissertações de mestrado

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