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Título: O programa de avaliação de desempenho da UFES-PAD/UFES : procedimentos e implicações para os técnicos-administrativos em educação (TAEs)
Autor(es): Marques, Rondenelly Leite
Orientador: Oliveira, Marilene Olivier Ferreira de
Data do documento: 22-Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Diante de um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, é vital para o sucesso de uma organização, pública ou privada, pensar no desenvolvimento de seus colaboradores. No caso da UFES, trata-se de uma necessidade real, em atendimento às legislações que regulamentam suas políticas administrativas. Dessa forma, desenvolveu-se o programa de avaliação de desempenho (PAD) dos servidores técnico-administrativos em educação (TAE), em vigor desde 2010, ano de sua normatização e aprovação pelo Conselho Universitário. Para compreender o funcionamento deste programa e como ele tem sido aplicado na universidade, esta pesquisa investigou, por meio de uma abordagem quantitativa e qualitativa, a sua contribuição efetiva aos servidores TAE e, principalmente, se sua metodologia concorda com as exigências legais que contemplam tanto o desenvolvimento do indivíduo quanto o da organização. Para tanto, utilizaram-se dados primários e secundários, obtidos junto aos servidores envolvidos no processo, bem como a própria base de dados do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas. A análise quantitativa ocorreu por meio de estatísticas. A análise qualitativa foi realizada por meio da pesquisa documental, dos levantamentos, da realização das entrevistas, caracterizando-se como integrativa. Os resultados mostram que o modelo de AD praticado na UFES não cumpre o seu propósito de desenvolver pessoas e instituições, além do fato de que a realidade experimentada por servidores e gestores continua sendo um modelo de avaliação focado no cumprimento legal e, ainda assim, atendido de forma parcial. Com isso, sugere-se substituir o modelo atual, não somente em sua dimensão técnica e estrutural, mas, sobretudo, em termos de ajuste cultural. Como produto final, será encaminhado um relatório com as indicações das principais incongruências verificadas no modelo vigente, bem como sugestões para a elaboração de uma nova resolução que trate o assunto dentro dos parâmetros teóricos abordados neste trabalho. Por fim, registra-se que esta dissertação desenvolveu-se em consonância à linha de pesquisa Gestão de Operações no Setor Público
Faced with an increasingly globalized and competitive world, it is vital for the success of a public or private organization to think about the development of its collaborators. In the case of UFES, this is a real need, in compliance with the laws that regulate its administrative policies. In this way, the Program of Performance Evaluation (PPE) of the University non-teaching staff was developed, in force since 2010, year of its normalization and approval by the University Council. In order to understand the operation of this program and how it has been applied within the university, this research has investigated, through a quantitative and qualitative approach, its effective contribution to the and, mainly, if its methodology complies with the legal requirements that take into account both the development of the individual and the organization. For this, primary and secondary data were used, which were obtained from the University non-teaching staff involved in the process, as well as the Department of People Development own database. Quantitative analysis was performed using statistics. The qualitative analysis was performed in the documentary research, in the surveys, in the accomplishment of the interviews characterizing itself as integrative. The results show that the model of PE performed at UFES does not fulfill its purpose of developing people and institutions, the reality experienced by public servants and managers remains an evaluation model that is focused on legal compliance, and still partially achieved. With this, it is suggested to replace the current model, not only in its technical and structural dimension, but, above all, in terms of cultural adjustment. As a final product, a report will be sent with indications of the main incongruities verified in the current model, as well as suggestions for the elaboration of a new resolution that deals with the subject within the theoretical parameters addressed in this work. Finally, it is recorded that this dissertation was developed in harmony with the line of research Management of Operations in the Public Sector
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6862
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