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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLUCHI, J. P.
dc.date.accessioned2018-03-22T15:48:09Z-
dc.date.available2018-02-21
dc.date.available2018-03-22T15:48:09Z-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, L. P., A Religião no Quadro da Modernidade: Duas Possibilidades de Abordagem a Partir da Obra de Jürgen Habermaspor
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/6884-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleA Religião no Quadro da Modernidade: Duas Possibilidades de Abordagem a Partir da Obra de Jürgen Habermaspor
dc.typemasterThesisen
dc.contributor.member
dc.contributor.memberPORTUGAL, A. C.
dc.contributor.memberBARREIRA, M. M.
dcterms.abstractEste trabalho consiste em uma análise sobre como Jürgen Habermas posiciona o fenômeno da religião no quadro da modernidade de acordo com uma chave de leitura que divide a configuração dessa relação na obra do autor em dois momentos. Em um primeiro momento, a abordagem proposta por Habermas assume uma inflexão que leva em conta os diferentes estágios de sociedade sem, no entanto, furtar-se a aferir os pressupostos e as consequências filosóficas do modelo teórico proposto. Parte-se da teoria de racionalidade apresentada por Habermas: são articulados o estudo da interação linguisticamente mediada e o conceito de agir comunicativo, o qual serve de ponte para uma teoria de sociedade. Em seguida, é exposta a concepção de modernidade encampada por nosso autor, de modo a dar destaque ao amadurecimento dos componentes estruturais de uma sociedade moderna. Por último, mostramos como o processo de racionalização que culmina na modernidade retira progressivamente as funções sociais estruturantes desempenhadas pela religião ao mesmo tempo em que impulsiona a formação de uma nova consciência da fé. No segundo momento, atenta-se para a permanência e a contribuição da religião para as sociedades modernas. De início, enfatizamos como Habermas articula conceitualmente a relação entre os componentes estruturais da sociedade e qual a função atribuída por nosso autor ao direito nesse processo. Em seguida, expomos a teoria habermasiana do direito, de modo a sublinhar a complementação recíproca entre o direito e a política. Mostramos então a especificidade da concepção de democracia defendida por Habermas e como ela depende de recursos cognitivos articulados comunicativamente. Nesse contexto, a religião dispõe de uma capacidade impar de trazer à baila contribuições profícuas: em uma sociedade que assumiu a forma pós-secular, é reconhecido que a religião não somente é um dos componentes da modernidade, como também dispõe de um estatuto único que lhe permite liberar teores normativos necessários à manutenção das conquistas da modernidade. Finalmente, exploramos as similitudes e as diferenças verificáveis entre as duas partes do trabalho e realizamos uma apreciação crítica dos resultados obtidos no estudo de como Habermas enxerga o enquadramento da religião pela modernidade. Palavras-chave: Habermas, Modernidade, Religião, Sociedade, Direito, Política, Pós-Secular.por
dcterms.creatorOLIVEIRA, L. P.
dcterms.formatapplication/pdfpor
dcterms.issued2018-02-05
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseMestrado em Filosofiapor
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