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Título: A escrita surda como elaé: análise da iconicidade em textos de usuários da LIBRAS
Autor(es): CRUZ, S. D.
Orientador: ROCHA, L. H. P.
ROCHA, L. H. P.
Data do documento: 26-Set-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: CRUZ, S. D., A escrita surda como elaé: análise da iconicidade em textos de usuários da LIBRAS
Resumo: O estudo apresenta uma análise da produção escrita do aluno surdo usuário da LIBRAS sob a ótica de um dos princípios do Funcionalismo: a iconicidade. A partir das manifestações desse princípio postuladas por teóricos norte- americanos e dos dispositivos icônicos elencados por Taub (2004), o trabalho busca, na medida em que também apresenta aspectos da sintaxe espacial da Língua Brasileira de Sinais, identificar os subprincícios e dispositivos icônicos motivadores das construções e escolhas sintáticas que constituem a produção escrita do surdo usuário dessa modalidade como L1. A aprendizagem da modalidade escrita da língua portuguesa é reconhecida, nesta pesquisa, como um desafio em sala de aula e por isso, a necessidade da compreensão das motivações do aluno surdo em suas construções sintáticas tanto na língua sinalizada, quanto na oral escrita. A partir das análises dos registros encontrados, a pesquisa sinaliza para propostas e estratégias de ensino da modalidade escrita da língua portuguesa que utilizem as relações icônicas como um recurso que venha otimizar o processo de aprendizagem. De textos coletados em salas de recursos, bem como em aulas regulares de Língua Portuguesa, mostra os registros de estruturas mais recorrentes encontradas no referido corpus, associando tais estruturas aos dispositivos icônicos presentes na sintaxe espacial da LIBRAS , o que torna o texto da pessoa surda iconicamente motivado, caracterizado por arranjos semelhantes aos da língua sinalizada. Deste modo, além de promover um estudo sobre a relevância dos subprincípios icônicos no português escrito do aluno surdo, o trabalho pretende propiciar uma mudança no olhar sobre suas produções escritas e, através do reconhecimento de que os dispositivos icônicos presentes na LIBRAS se refletem em seus textos, levar os que com tais textos têm contato a uma melhor compreensão dos mesmos, ou seja, a conhecer a Escrita Surda como ela é.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6886
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