Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6888
Título: DESCRIÇÃO SINTÁTICO-SEMANTICA DE CONSTRUÇÕES COM O VERBO-SUPORTE TER E NOMES HUMANOS DE RELAÇÃO PARA O PROCESSAMENTO AUTOMÁTICO DE LINGUAGEM NATURAL.
Autor(es): MALACOSKI, L. A. S.
Orientador: SMARSARO, A. D.
Data do documento: 21-Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MALACOSKI, L. A. S., DESCRIÇÃO SINTÁTICO-SEMANTICA DE CONSTRUÇÕES COM O VERBO-SUPORTE TER E NOMES HUMANOS DE RELAÇÃO PARA O PROCESSAMENTO AUTOMÁTICO DE LINGUAGEM NATURAL.
Resumo: RESUMO Esta pesquisa apresenta uma descrição sintático-semântica de construções com o verbo-suporte ter e substantivos humanos de relação, na posição de Npred, em estruturas do tipo N0 ter Npred, observadas em diferentes contextos de uso da Língua Portuguesa, por exemplo, Ana tem uma mãe depressiva; A princesa Daiana tem uma filha secreta; Paula tem um marido agressor. As análises são feitas com base no quadro teórico-metodológico do Léxico-Gramática, postulado pelo linguista francês Maurice Gross (1975), que define critérios sintáticos formais para a descrição lexical com fins computacionais. Os critérios são aplicados em frases construídas, considerando os conhecimentos linguísticos e extralinguísticos de falantes nativos. O uso desses exemplos é verificado na Web. A pesquisa tem como objetivos a) analisar as estruturas com o verbo ter; b) descrever as propriedades com o verbo-suporte ter e substantivo humano de relação; c) codificar as propriedades da construção com verbo-suporte ter; d) apresentar uma tabela que representa um recurso linguístico para Processamento Automático de Linguagem Natural (PLN), com as estruturas codificadas. O verbo ter assim como outros verbos da língua pode apresentar diferentes comportamentos, dependendo do contexto sintático em que está inserido. A descrição e a codificação dessas construções são inseridas em um banco de dados que pode favorecer a Linguística Computacional, uma vez que os usuários de softwares ainda presenciam problemas principalmente em aplicações como a tradução automática de textos do português para outras línguas. Portanto, esta pesquisa sobre descrição e formalização das estruturas com o verbo-suporte ter representa uma contribuição para o PLN. O avanço das tecnologias tem exigido estudos descritivos mais rigorosos e completos do léxico do português. A descrição mais detalhada e completa, assim como a formalização dessas estruturas, pode melhorar a qualidade de software de PLN que necessitam da descrição lexical. Palavras chave: Descrição, Verbo-suporte ter, Léxico-Gramática, PLN, nome de relação.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6888
Aparece nas coleções:PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_11548_Liliane Alves Santana Malacoski.PPGEL.pdf746.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.