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Título: Aplicação das metodologias Building Information Modeling (BIM) e Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no curso de graduação em Engenharia Civil/UFES: diagnóstico e recomendações
Autor(es): Siqueira, Letícia Soares Rabbi
Orientador: Gama, João Luiz Calmon Nogueira da
Coorientador: Conde, Karla Moreira
Data do documento: 23-Nov-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A evolução da modelagem da informação da construção (BIM) está interferindo cada vez mais nos papéis dos profissionais da construção civil. Para sua implementação é preciso rever conceitos e alterar não só a forma de pensar a criação dos projetos, como também a forma e o conteúdo a ser passado aos alunos dos cursos de graduação em engenharia civil. É necessário que os alunos tenham uma formação mais abrangente, na qual ocorra a integração de diferentes saberes e o desenvolvimento de habilidades e atitudes, além da construção do conhecimento técnico específico sobre determinado tema. Desta forma, a adoção da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino de engenharia pode ser justificada como uma resposta à percepção de alguns professores de que os alunos saem do curso com muitos conceitos, porém com pouca capacidade de utilizá-los e integrá-los à prática cotidiana. O presente trabalho tem o objetivo de identificar a percepção dos alunos e professores do curso de engenharia civil da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em relação à possibilidade de incluir novas metodologias como BIM e Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na formação acadêmica do engenheiro civil e propor recomendações para implementação de novas metodologias de ensino-aprendizagem no curso de engenharia civil. Para atingir os objetivos estabelecidos, foi realizada a revisão da literatura, com enfoque nas novas exigências do mercado de trabalho na área de AEC e como a integração do BIM e da ABP nas metodologias de ensino podem contribuir no desenvolvimento das habilidades necessárias ao profissional de engenharia civil. A partir da fundamentação teórica, foram elaborados e aplicados questionários com alunos e entrevistas com os professores do curso que se disponibilizaram a participar. A partir dos resultados obtidos no estudo de caso e da fundamentação teórica, são propostas recomendações para implementação de novas metodologias de ensino-aprendizagem no curso de engenharia civil, levando-se em consideração que não existe um modelo único a ser seguido por todas as instituições de ensino superior, pois devem se nortear pelos objetivos e pelos os projetos pedagógicos dos cursos em questão, podendo acontecer em diferentes níveis de profundidade.
The evolution of building information modeling (BIM) is increasingly interfering with the roles of construction professionals. For its implementation, it is necessary to review concepts and change not only the way of thinking about the creation of projects, but also the form and content to be transmitted to students of undergraduate courses in civil engineering. It is also necessary that students have a comprehensive training, in which the integration of different knowledge and the development of skills and attitudes occur, as well as the construction of specific technical knowledge on a given theme. In this way, the adoption of Problem-Based Learning (PBL) in engineering education is justified due to the necessity to integrate the large number of concepts and knowledge transmitted to students throughout the course, as well as the valuation of practical experiences. This work has the objective to identify the perception of students and teachers of the undergraduate course in civil engineering of the Federal University of Espírito Santo (UFES), regarding the possibility of including new methodologies such as BIM and Problem Based Learning (PBL) and propose recommendations for the implementation of new teaching-learning methodologies in the civil engineering course. To achieve the stated objectives, the literature review was conducted, focusing on new requirements of the labor market in AEC and how the integration of BIM and PBL in teaching methodologies can contribute to the development of the skills necessary for the civil engineering professional. A case study was developed in which questionnaires with students and interviews with the teachers of the course were elaborated and applied. Based on the theoretical basis and results obtained in the case study, recommendations are proposed for the implementation of new teaching-learning methodologies in the civil engineering program, taking into consideration that there is no single model to be followed by all institutions of undergraduate education, since they should be guided by the objectives and pedagogical projects of the courses in question, and may occur in different levels of depth.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6897
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