Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6922
Título: Método de Caracterização Microestrutural da Junção Smba2cu3o7-δ Aço Inoxidável 304l Por Imageamento
Autor(es): GRIPA, V. L.
Orientador: PASSOS, C. A. C.
Palavras-chave: cerâmica
supercondutores
geometria de grãos
função densid
Data do documento: 20-Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: GRIPA, V. L., Método de Caracterização Microestrutural da Junção Smba2cu3o7-δ Aço Inoxidável 304l Por Imageamento
Resumo: Por serem duros e frágeis, os materiais cerâmicos supercondutores são limitados em aplicações tecnológicas que os submetem a estresses elétricos e térmicos, como um dispositivo limitador de corrente supercondutor cerâmico. Uma possível solução à esta limitação é a combinação destes materiais com outros que tenham propriedades complementares, como os metálicos. Com isso em mente, foi feito a deposição da cerâmica policristalina SmBa2Cu3O7- δ em uma cava produzida em aço inoxidável 304L. A junção resultante foi tratada termicamente por um método flash a 1060°C. A caracterização da junção foi feita por difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura. Além disso, foi desenvolvido, exclusivamente para esta dissertação, um método padronizado e reproduzível para a análise da geometria de grãos usando o software ImageJ. Os dados obtidos pelo método foram tratados estatisticamente de forma a obter-se uma conjectura a respeito dos parâmetros dos grãos de toda a cerâmica depositada com base em microscopias eletrônicas de varredura da microestrutura pela determinação da Função Densidade de Probabilidade (Gama, Weibull ou logaritmo-normal) mais adequada a cada caso. Apesar do material não ter transicionado a temperaturas acima de 77K, pode-se verificar uma redução na geometria dos grãos em comparação à geometria da cerâmica original o que melhora a percolação da corrente supercondutora na passagem entre grãos. Palavras chave: Cerâmica Supercondutora, Sm-123, Aço Inoxidável, AISI 304L.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6922
Aparece nas coleções:PPGEM - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_11639_VICTOR LUIZ GRIPA.pdf5.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.