Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6939
Título: O processo de implementação de uma sequência de ensino investigativa e o desenvolvimento de conceitos relacionados à hidrostática no ensino médio
Autor(es): Rodes, Giovane Pereira
Orientador: Pinto, M.M.
Data do documento: 14-Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: RODES, G. P., O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA E O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS RELACIONADOS À HIDROSTÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Resumo: Neste trabalho de pesquisa apresentamos uma proposta para o ensino de Hidrostática, especificamente o Teorema de Stevin, sob a luz dos pressupostos teóricos e metodológicos do ensino de ciências por investigação, desenvolvida durante o segundo semestre do ano de 2016, em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio Integrado ao curso de informática, com um total de 38 alunos, em uma Escola Estadual, localizada em Serra, Espírito Santo (ES). O presente estudo, de natureza qualitativa, consiste numa pesquisa de intervenção, em que desenvolvemos e implementamos uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), focalizando a contribuição do Ensino por Investigação para a construção de conceitos físicos relacionados à Hidrostática e algumas de suas possíveis aplicações tecnológicas. A sequência foi composta por duas etapas. Na etapa de problematização propusemos um problema aberto envolvendo possíveis meios de captação e o reaproveitamento da água da chuva na escola. Na etapa seguinte, de aprofundamento do conteúdo, realizamos uma demonstração investigativa, a partir da qual foram sistematizados os conhecimentos relativos mais especificamente ao Teorema de Stevin. Para produzir os dados, realizamos filmagens das aulas, gravações em áudio, produções textuais dos alunos e diário de campo do professor/pesquisador. Esses dados foram produzidos durante a realização das atividades pelos estudantes ao longo da SEI. Com os dados produzidos buscamos analisar o envolvimento dos estudantes na solução do problema, o processo de levantamento de hipóteses e os indícios da ocorrência de desenvolvimento conceitual, atitudinal e procedimental. Os resultados apontaram elementos que indicam que o Ensino por Investigação potencializou o ensino de Física, de modo que os estudantes, começam a perceber a Física, como Ciência e não mais, como uma disciplina que se resume à aplicação de fórmulas. O processo de elaboração e implementação da SEI proporcionou momentos de reflexão e ressignificação das práticas docentes. As conclusões da pesquisa reafirmam as contribuições do ensino por Investigação para a construção de conceitos físicos já apontadas pela literatura, ressaltando o caráter formativo da investigação, não apenas na educação científica, mas sobretudo no aprimoramento profissional docente.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6939
Aparece nas coleções:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_11650_Vers_o Final_Giovane Pereira Rodes.pdf2.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.