Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6941
Título: Uma proposta de abordagem para o ensino de cinemática relativística no ensino médio baseada em aprendizagem significativa de Ausubel
Autor(es): Poltronieri, Vinício Merçon
Orientador: Alvarenga, Flávio Gimenes
Data do documento: 21-Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Nós, professores, vivenciamos constantes mudanças nos conteúdos sobre os quais lecionamos. É importante evidenciar, no entanto, que não só o conteúdo, mas também a forma como trabalhamos deve evoluir. Esta dissertação apresenta uma pesquisa que visa pôr em evidência a importância disso e exemplificar uma maneira de aplicar as teorias de notórios autores diretamente em sala de aula. Como referência, adotamos a teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel, sob o ponto de vista e as orientações de Marco Antônio Moreira, aplicada à cinemática relativística para alunos de ensino médio, da 1ª à 3ª série na forma de curso extracurricular no Centro Educacional Charles Darwin, em Vitória-ES, entre junho e agosto de 2016. Procuramos incorporar todos os principais elementos da Aprendizagem Significativa em aula, tais como conhecimentos prévios, produtos interacionais, subsunçores e tempo de assimilação, visando tornar as aulas mais completas e dinâmicas, verificando o nível de entendimento dos alunos ao longo do curso. O grande objetivo é, portanto, encorajar outros professores a se aprofundarem no estudo de teorias de ensino, mostrando que é possível aprimorar sua técnica e, claro, mostrar que mesmo a cinemática relativística, famosa por ser de compreensão anti-intuitiva, não é tão difícil de se aprender, se a progressão do aprendizado acontece de forma lógica e bem estruturada.
We teachers have experienced constant changes in the contents we teach. However, it is important to point out that not only the content but also the way we work must evolve. This dissertation presents a research which aims to highlight its importance and exemplify a way to apply the theories of renowned authors directly in the classroom. As a reference, we adopted the Meaningful Learning Theory of David Ausubel, from the point of view and Marco Antonio Moreira guidelines, and the chosen subject was the Relativistic Kinematics for high school students, from 1st to 3rd grade, which was applied as an extracurricular course at Charles Darwin Educational Center in Vitória-ES, between June and August 2016. We tried incorporating all the key elements of Meaningful Learning in class, such as prior knowledge, interactional products, subsumers and time of assimilation, in order to make the most complete and dynamic classes, checking the level of understanding of students throughout the course. Therefore, the main purpose of this dissertation is to encourage other teachers to deepen the study of educational theories, which show it is possible to improve their technique and certainly which show that even Kinematics Relativistic, famous for being anti-intuitive understanding, is not so difficult to learn if the progression of learning takes place in a logical and well-structured way.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6941
Aparece nas coleções:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_11706_Disserta_ao final - Vinicio Mer_on.pdf2.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.