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Título: Discurso fotográfico no Instragam : a cidade de Vitória sob o olhar de seus usuários
Autor(es): Bianchi, Ana Clara Magnago
Orientador: Reis, Ruth de Cássia dos
Palavras-chave: Discurso
Cidade
Data do documento: 5-Abr-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este texto analisa as novas práticas comunicacionais no que diz respeito à produção de imagens, que, na condição de discurso, dão vida a novas formas de apropriação do território, balizando outros modos de ser e estar no mundo e criando novas territorialidades. O propósito deste estudo é compreender como e em quais territórios da cidade as imagens produzidas no contexto da cibercultura se fazem proliferar. Estabelecemos duas questões a serem elucidadas: quais discursos sobre a cidade são construídos a partir das vivências, da imaginação, dos recursos tecnológicos e da linguagem fotográfica, e que relação/experiência são estabelecidas com a cidade e com os novos processos de comunicação que permitem a criação de construções discursivas sobre a cidade. Nossas referências teórico-metodológicas se alinham à teoria ator-rede, à análise de discurso, aos estudos sobre cibercultura e aos estudos sobre territorialidades. Estabelecemos como recorte empírico a rede social Instagram e a cidade de Vitória, capital do Espírito Santo. Lançamos mão de uma abordagem multimetodológica que alia as contribuições da análise em Big Data, da Análise de Discurso e da Análise de Conteúdo, que nos ajudaram a coletar, organizar e compreender o conjunto de dados que fazem parte deste trabalho: 51.850 imagens únicas indexadas com as hashtags #vix, #vitoriaes, #vitorinha e #vitoriasualinda. Construímos um quadro teórico que nos permitiu compreender como os territórios informacionais e os territórios físicos constituem as cidades contemporâneas, as cidades algoritmos, criando uma nova ordem de vínculos com o lugar. Percebemos, a partir das fotografias do nosso conjunto de dados, as duas dinâmicas da produção discursiva sobre a cidade de Vitória no Instagram; a que se vale do já dado, notadamente o interdiscurso, e os deslocamentos proporcionados pela inovação, o intradiscurso. A produção do discurso fotográfico sobre a cidade no Instagram renova seus contornos à medida que novos atores disputam as produções de sentidos sobre Vitória. Ao mesmo tempo, essas produções de sentido reforçam as imagens-síntese da cidade, pautadas notadamente pelo discurso do urbano e pelo discurso publicitário, mas também produzem deslocamentos, inovações, abrindo espaço para a criação de novas relações com a cidade
This work analyses the production of images in the context of the new communication practices. This new practices, in the condition of a discourse, give birth to new forms for a Being make appropriation of territories, creating new ways of being inside a world and new territorialities. The purpose of this study is to comprehend how the images produced in the context of cyberculture proliferates and which territories of the city this images proliferates. We stablished two questions to answer here: what discourses about the city are built in the context of life experience, imagination, technological resources and photographic language; and which relations/experiences are stablished with the city and the new communicational processes that allows the creation of discursive buildings about the city. Our theoreticalmethodological references area aligned with the actor-network theory, the discourse analyzes, the studies about cyberculture and the studies about territorialities. We decided to focus on the social network called Instagram and the city of Vitória, capital of Espírito Santo, Brazil. We decided to Use a multimethodological approach that is aligned with the contributions of Big Data analyzes, discourse analyzes and content analyzes that allowed us to collect, organize and comprehend the data that is part of this work, 51,850 unique images indexed with the hashtags #vix, #vitoriaes, #vitorinha and #vitoriasualinda. We built a theoretical body that allowed us to comprehend how the informational and physical territories constitutes the contemporary cities, the algorithms cities, creating a new links with the place. From the photos of our data, we perceived two dynamics of discursive production about the city of Vitória inside Instagram: one that starts from given ideas, the interdiscourse; and other that innovates, the intradiscourse. The production of photographic discourse about the city inside Instagram acquire, at the same time, new and updated outlines as new actors fights over producing meaning of a city, in this case Vitória. At the same time, this meaning production reinforce the synthesis images of the city, made inside the context of history and advertising speech, and produce innovation, making space for new relations with the city
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7073
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