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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCHICON, J. F.
dc.date.accessioned2018-08-01T21:36:15Z-
dc.date.available2018-08-01
dc.date.available2018-08-01T21:36:15Z-
dc.identifier.citationPETERLE, L. L., FORMAÇÃO, GESTÃO E INCLUSÃO: A EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DE VIANApor
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/7184-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleFORMAÇÃO, GESTÃO E INCLUSÃO: A EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DE VIANApor
dc.typemasterThesisen
dc.contributor.memberIvone Martins de Oliveira
dc.contributor.memberFIGUEIREDO, Z. C. C.
dc.contributor.memberSA, M. G. C. S.
dcterms.abstractEste estudo trata da questão da formação continuada de professores gestores das áreas de Educação Física e Educação Especial do município de Viana-ES e suas ações e políticas para favorecer a inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial nas escolas. Para cumprir com essa finalidade, o estudo define como objetivos: a) compreender as particularidades, os desafios e as possibilidades postas às professoras/gestoras da área de Educação Física e Educação Especial do município de Viana sobre as políticas públicas de inclusão, por meio de suas narrativas enunciadas durante os encontros de formação; b) analisar a posição dos professores de Educação Física do município de Viana sobre o processo de formação continuada na perspectiva da inclusão, do qual participaram, organizado pelas professoras/gestoras, no ano de 2015, como resultado do plano de ação/trabalho elaborado por elas, como uma das etapas do curso. O estudo se configura como uma pesquisa quanti-qualitativa exploratória. Como material documental da pesquisa, foram utilizados os seguintes documentos: plano de ação, questionários e as narrativas das três professoras/gestoras referentes ao município de Viana que participaram do Grupo Operativo de Formação (GOF), na ação de formação intitulada Formação continuada de professores/gestores de Educação Física para a educação inclusiva, ocorrido em 2014, no Laboratório de Educação Física Adaptada, Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do espírito Santo (Laefa/Cefd/Ufes). Como resultado da análise de dados referente às narrativas das professoras/gestoras, por recorrência e relevância identificamos uma única categoria/eixo de discussão: a formação continuada dos professores de Educação Física, na perspectiva da inclusão. A análise dessa categoria/eixo aponta para a identificação da ausência de formação continuada para os professores de Educação Física, na perspectiva da inclusão, e a iniciativa das professoras/gestoras em elaborar e colocar em prática no ano de 2015 um plano de ação/trabalho para suprir esta lacuna na política de formação no município de Viana. Como resultado da análise de dados referente aos questionários, evidencia que a maioria dos professores reconhece a importância da formação continuada, porém caracterizam-na como um espaço/lugar onde se reúnem para trocar experiências e receber informações. Identificam os encontros de formação como momentos positivos de reflexão crítica sobre o saber/fazer da experiência docente. E evidenciam aspectos como: o binômio conhecimento/formação, os recursos humanos e materiais, o trabalho colaborativo e o cumprimento das leis auxiliam no processo de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física.por
dcterms.creatorPETERLE, L. L.
dcterms.formatapplication/pdfpor
dcterms.issued2017-04-19
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseMestrado em Educação Físicapor
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