Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7200
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBRACHT, V.
dc.date.accessioned2018-08-01T21:36:18Z-
dc.date.available2018-08-01
dc.date.available2018-08-01T21:36:18Z-
dc.identifier.citationROCHA, M. C., FORMA ESCOLAR, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: (IM)PERTINÊNCIASpor
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/7200-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleFORMA ESCOLAR, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: (IM)PERTINÊNCIASpor
dc.typemasterThesisen
dc.contributor.memberALMEIDA, F. Q.
dc.contributor.memberFONTE, S. S. D.
dc.contributor.memberVAZ, A. F.
dcterms.abstractReflete sobre algumas questões que permeiam o debate atual sobre Educação Infantil, buscando compreender e problematizar seu papel/função, assim como discutir a inserção da Educação Física nesse segmento educacional. Objetiva estabelecer um diálogo crítico com a Pedagogia da Infância; problematizar a noção de forma escolar como modelo para a Educação Infantil; identificar como a inserção do professor de Educação Física (especialista) se concretiza na visão dos professores regentes, pedagogos e dinamizadores; e, por fim, verificar como os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) organizam o trabalho pedagógico entre os professores regentes e professores especialistas. Utiliza, como fundamentação, o pensamento de Hannah Arendt (1990), a proposta de uma Pedagogia da Infância (ROCHA, 1998) assim como a Teoria da Forma Escolar (GUY VINCENT; LAHIRE; THIN, 2001). Entrecuza o referencial teórico com os dados coletados a partir de entrevistas semiestruturadas com professoras regentes de salas, especialistas em Educação Física (dinamizadoras) e pedagogas que atuam em instituições de Educação Infantil do Município de Vitória/ES. Aponta uma tensão presente no processo educativo da criança pequena. Em relação à Educação Infantil, tanto os estudiosos da área quanto as professoras que atuam nas suas instituições têm como pressuposto fundamental que a função da Educação Infantil está atrelada à dimensão do cuidar e educar de forma indissociável. Apesar de algumas professoras, em suas falas, considerarem tal pressuposto, o que se destacou foi a preocupação em preparar a criança para o Ensino Fundamental. Quanto à inserção da Educação Física na Educação Infantil, destaca que esse tema se apresenta ainda bastante polêmico, pois, além de opiniões divididas entre defesa e negação dessa inserção, não se tem muito claro qual a especificidade desse componente curricular para a Educação Infantil, tanto no meio acadêmico, quanto nas propostas para educação da pequena infância. Longe de defender ou negar a presença da Educação física na Educação Infantil, o estudo levanta questões que precisam consideradas antes da elaboração de qualquer proposta de especificidade da Educação Física para essa modalidade da educação.por
dcterms.creatorROCHA, M. C.
dcterms.formatapplication/pdfpor
dcterms.issued2011-07-05
dcterms.subjectEducação Infantilpor
dcterms.subjectEducação Físicapor
dcterms.subjectForma Escolarpor
dcterms.subjectPedagogiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseMestrado em Educação Físicapor
Aparece nas coleções:PPGEF - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_5117_DISSERT_MARIA CELESTE ROCHA.pdf1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.