Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7221
Título: AS RELAÇÕES DE RECONHECIMENTO SOCIAL NA CULTURA ESCOLAR: UM CAMINHO PARA A COMPREENSÃO DA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DOCENTES
Autor(es): FARIA, B. A.
Orientador: BRACHT, V.
Palavras-chave: Identidade Docente
Cultura Escolar
Reconhecimento
Axel Ho
Data do documento: 19-Abr-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: FARIA, B. A., AS RELAÇÕES DE RECONHECIMENTO SOCIAL NA CULTURA ESCOLAR: UM CAMINHO PARA A COMPREENSÃO DA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DOCENTES
Resumo: O trabalho tem como objetivo analisar e compreender as relações intersubjetivas travadas na cultura escolar a partir do diálogo com a teoria do reconhecimento social de Axel Honneth. As discussões desenvolvidas no decorrer do mesmo dizem respeito à investigação realizada no contexto de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Vitória/ES, durante o ano letivo de 2011. O processo de investigação desenvolveu-se a partir da pesquisa etnográfica, bem como por entrevistas com dez professores, uma pedagoga e uma coordenadora da escola, que foram sujeitos do estudo. O desenvolvimento da argumentação será desdobrado em três partes. Inicialmente, apresenta-se uma discussão teórico-metodológica, a qual busca delimitar o objeto de análise, discutir os pressupostos conceituais da teoria do reconhecimento social e discorrer sobre o processo de desenvolvimento da investigação. No segundo momento, expressa a análise dos mecanismos de formação da identidade docente a luz da compreensão das relações intersubjetivas de reconhecimento na comunidade de valores da escola. Num terceiro momento, analisa como a condição de segunda classe das disciplinas de Artes, Educação Física e Língua Inglesa impactam no processo de afirmação e reconhecimento da identidade de seus professores. Nas considerações finais, discorre sobre o processo de devolutiva dos dados e das possíveis intervenções na cultura da escola a partir das análises elaboradas pelo trabalho de investigação.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7221
Aparece nas coleções:PPGEF - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_5589_Dissertação BRUNO DE ALMEIDA.pdf580.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.